Acesso interno

Personalidade médica do ano: Fernando Reis receberá homenagem

Premiação será nesta semana e reconhece profissionais destacados em diversas áreas da Medicina


    08 de outubro de 2019 - , , ,


    Fernando Reis é professor da Faculdade de Medicina da UFMG desde 2003

    O professor Fernando Reis, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB) da Faculdade de Medicina da UFMG, será homenageado com o prêmio de personalidade médica do ano na categoria atividade científica, outorgado pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). A entrega será na próxima semana, dia 17 de outubro.

    Desde a primeira iniciação científica, já são 32 anos dedicados à pesquisa. “Até hoje guardo o primeiro caderno de pesquisa. O reconhecimento é um incentivo. Se até hoje pude formar novos cientistas é que ainda tem muita coisa pela frente”, celebra o professor.

    Nessas décadas, sua carreira esteve muito ligada à Faculdade. “Desde que retornei à UFMG, encontrei condições de trabalho e parcerias excelentes. Muitas pessoas brilhantes estão à volta. São grandes parceiros e, ao mesmo tempo, exemplos. Esse ambiente de excelência foi um impulsionador da minha carreira”, afirma.

    Fernando se graduou em Medicina na UFMG em 1991 e fez residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais em 1994, mesmo ano em que conclui seu mestrado em Ciências Biológicas, também na UFMG. Completou sua formação com doutorado na UFRGS, em 1998, pós-doutorado na universidade italiana de Udine, em 2000, e Livre Docência pela USP, em 2012.

    Na Faculdade de Medicina é coordenador do Ambulatório de Endocrinologia Ginecológica e coordenador médico do Setor de Reprodução Humana. Entre os vários trabalhos de destaque, ele se lembra de sua pesquisa durante o pós-doutorado na Itália, sobre o hormônio capaz de liberar prolactina. “Após ver a publicação da descoberta do hormônio, pensei que poderia ter regulação e atuação no útero. Em poucos meses saímos da minha ideia até a citação no principal livro da área. Havia sim receptor do hormônio em camadas do útero”, recorda.

    O prêmio

    O prêmio de personalidade médica do ano é um reconhecimento das instituições representativas da classe médica mineira ao trabalho dos profissionais que se destacaram em 2019. “Diferente de prêmios por trabalhos isolados, esse reconhecimento é sobre toda a carreira. É um fruto gratificante de trabalho a longo prazo, sempre associado ao ensino, pela pós-graduação”, conta Fernando, que desde 2003 é professor da Faculdade. Além da atividade científica, outras quatro categorias serão premiadas: atividade clínica, docente, saúde pública e defesa profissional.

    A homenagem faz parte da Semana do Médico, promovido pela AMMG. As atividades vão de 16 a 26 de outubro e incluem também exposição, lançamento de projetos e outras homenagens a profissionais do setor. A semana celebra o dia do médico, comemorado em 18 de outubro. Confira a programação completa.