Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Percursos Formativos ampliam repertório de metodologias de ensino


Publicado em: InternasOportunidades - 20 de fevereiro de 2018

Nona edição, que começa em março, terá atividades direcionadas a professores e estudantes de pós-graduação

Ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e colaborar para a formação de uma rede de compartilhamento de experiências do corpo docente da UFMG é o objetivo da nona edição dos Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior (PFDES). As atividades integram as comemorações dos dez anos da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ. As inscrições estarão abertas de 1º a 16 de março na página do GIZ, e as atividades serão realizadas de 16 de março a 15 de junho. São ofertadas 120 vagas.

Os Percursos são destinados a professores e estudantes de pós-graduação da UFMG e estão estruturados na modalidade a distância, com carga horária de 60 horas, distribuídas em encontros presenciais e atividades on-line. Estão programadas oficinas gerais de caráter teórico-prático, com o objetivo de ampliar e consolidar o repertório de metodologias de ensino e recursos tecnológicos empregados nos processos de ensino-aprendizagem.

Oficina contextualizada
Também será realizada oficina contextualizada que apresentará recursos didático-pedagógicos para auxiliar no processo mediado de elaboração do plano de intervenção pedagógica. Assuntos como avaliação da aprendizagem, metodologias de ensino e tecnologias na educação serão debatidos em encontros presenciais temáticos. No seminário final, os participantes apresentarão suas propostas de ensino construídas com o subsídio das reflexões e debates realizados ao longo do percurso.

Os estudantes de pós-graduação que atuam em projetos e atividades de ensino no âmbito do programa ao qual se vinculam terão preferência para se matricularem na nona edição do PFDES. A participação do estudante em atividades docentes deverá ser comprovada por meio de declaração emitida pelo colegiado ou pelo orientador.

Mais informações: contato@prograd.ufmg.br ou 3409 6451.

Redação: com Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 63 visualizações

    Veja também: