Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Paulo Roberto Savassi Rocha, irá receber o título de Professor Emérito da Universidade. A homenagem é conferida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica. A cerimônia de entrega será realizada na próxima terça-feira, 8 de março, às 20h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina.

Paulo Savassi

Foto: Arquivo Pessoal

Paulo Roberto Savassi Rocha é especialista em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia oncológica. Segundo ele, o título de professor emérito é o mais relevante da carreira acadêmica. “Tenho dúvidas do merecimento, mas tenho muito orgulho, sem vaidade. Não me considero melhor que os outros, não sou arrogante, mas estou orgulhoso por ter conseguido uma coisa tão importante para a minha vida, a mais importante da minha vida acadêmica”, comenta.

Paulo Savassi dedicou, como docente, 44 anos à Faculdade e teve participação em diversas áreas da Universidade. Dentre elas, foi coordenador da Disciplina de Cirurgia do Aparelho, coordenador da Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas, coordenador do Internato em Cirurgia e da Cirurgia Laboratorial, além de chefe e um dos fundadores do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG.

Como professor, lecionou as disciplinas de Técnica Operatória, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Ambulatorial, Prática em Centro Cirúrgico, Internato de Cirurgia, dentre outras. Savassi também orientou 23 dissertações de mestrado, 17 teses de doutorado e formou mais de 400 residentes. Também publicou 32 livros, 168 capítulos de livros, 158 artigos em periódicos nacionais e internacionais e ministrou cerca de 500 palestras no Brasil e no exterior.

Trajetória

Paulo Roberto Savassi Rocha nasceu em Belo Horizonte, filho de Cristóvão Colombo Rocha e Neli Savassi Rocha, e tem oito irmãos. “Meus pais eram pessoas humildes, viveram com muita dificuldade, mas pessoas extremamente generosas e que me ensinaram tudo que eu sei na vida. Devo tudo a eles, pessoas excepcionais”, conta. Savassi estudou no Grupo Escolar Barão de Macaúbas e no Colégio Estadual de Minas Gerais. Em 1965, ingressou na Faculdade de Medicina da UFMG. “Desde menino eu pensava em ser cirurgião, eu nunca pensei em outra profissão. Achava que tinha afinidade com esse tipo de atividade e queria ajudar os outros”, lembra.

Paulo Savassi é professor na Unidade desde 1971 e Professor Titular da Faculdade de Medicina desde 1991, ajudando a formar várias gerações de médicos. Paulo Savassi é casado e tem três filhos.

    Contador de visitas: 3.296 visualizações

    Veja também: