Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Participantes da 10ª Conferência Internacional de Saúde Urbana (ICUH 2011) terão a oportunidade de conhecer o Programa Vila Viva, projeto de revitalização e urbanização das favelas da capital mineira. Eles serão guiados por representantes da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) ao Aglomerado da Serra. O grupo de até 125 pessoas sairá do Minascentro no dia 1º de novembro, às 15h, após receber informações gerais numa reunião às 13h30, na sala Granada.

O trajeto inclui diversos locais onde foram realizadas obras de urbanização do Programa Vila Viva, tais como o Beco São Vicente, a Avenida Cardoso, o Parque da Terceira Água, o Espaço Cidadania Vila Fátima, o Complexo Esportivo Aglomerado da Serra Mario Guimarães e as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs).

Segunda Waleska Caiaffa, organizadora da ICUH, o objetivo é demonstrar a importância do desenvolvimento de projetos que unam poder público e população com intenção de buscar soluções que sejam importantes para a cidade e, principalmente, para seus habitantes. “Quando alguém que mora em área de risco é levado para uma moradia decente, em uma região que tenha infraestrutura, como tratamento de esgoto, centros de saúde, escolas e áreas de lazer, há um ganho de qualidade de vida, o que naturalmente contribui para a melhoria da saúde”, completa Caiaffa.

Sobre o Vila Viva
O Programa Vila Viva é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte e começou a ser implantado no Aglomerado da Serra em 2005. A região concentra cerca de 50 mil moradores divididos em seis vilas, formando o maior aglomerado da capital mineira. A iniciativa prevê obras de saneamento, construção de unidades habitacionais, remoção de famílias e eliminação de áreas de risco, reestruturação do sistema viário, urbanização de becos e vielas, implantação de parques e áreas para a prática de esportes e atividades de lazer.

ICUH 2011
Com o tema “Ações de Saúde Urbana direcionadas à equidade”, a 10ª Conferência Internacional de Saúde Urbana, inédita na América Latina, será realizada entre os dias 1º e 4 de novembro, no Minascentro, simultaneamente ao 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Os dois eventos integram as comemorações do Centenário da instituição.

 

    Contador de visitas: 281 visualizações

    Veja também: