Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Para Elas fará capacitação no RN


Publicado em: Notícias - 25 de outubro de 2013

logo_vertical

O município de Santana dos Matos, no Rio Grande do Norte, será o próximo a receber o curso de capacitação promovido pelo Projeto de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência, financiado pelo Ministério da Saúde e executado pelo Núcleo Saúde e Paz da Faculdade de Medicina da UFMG. O projeto foi lançado em fevereiro de 2013, com o Seminário “Para elas, por elas, por eles, por nós”.

A proposta é treinar profissionais da saúde e áreas correlatas para elaborar planos estratégicos de prevenção da violência contra a mulher, em territórios que ainda se encontram carentes de ações voltadas para as mulheres.

As atividades em Santana dos Matos serão realizadas entre os dias 11 e 13 de novembro, com um curso ministrado pela coordenadora do projeto e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Elza Melo.

Dentre os convidados pela prefeitura do município a participar do curso estão: médicos, enfermeiros, policiais e membros do poder judiciário. Segundo Elza Melo, o objetivo é promover um plano de ação que não se limite aos profissionais da saúde. “Através desta interação entre as áreas de referência no atendimento à mulher vítima de violência, os profissionais podem agir de maneira mais efetiva”, explica.

Paralelamente aos cursos de capacitação, estão sendo feitos treinamentos nos hospitais dos municípios visitados, visando atender melhor às vitimas de violência sexual. Os treinamentos são conduzidos por um ginecologista e psicólogos com experiência no assunto. “Ao final do projeto, 10 médicos e 10 enfermeiras serão trazidos para serem treinados em centros de referência à saúde da mulher”, conta a professora.

O curso de capacitação já passou pelos municípios de Cruzeiro do Sul (AC), Posse (GO), Quixadá (CE), São Lourenço do Sul (RS) e São Mateus (ES). Em três deles os planos já estão sendo implementados.

 

    Contador de visitas: 238 visualizações

    Veja também: