Palestra no ICB apresenta avanços sobre efeitos do zika no cérebro

Publicado em: AgendaInternas - 9 de Fevereiro de 2018

Estudo sobre a biologia do vírus zika em células neuronais e organoides cerebrais será o tema da palestra promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), no próximo dia 21 de fevereiro, às 11h.

O palestrante será Stevens Kastrup Rehen, pesquisador e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e diretor científico do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. A entrada é gratuita.

No evento, o professor apresenta os resultados de artigo publicado por seu grupo 100% brasileiro na revista Science, uma das revistas científicas mais importantes do mundo, liderado por Stevens e conduzido por mais 9 pesquisadores da UFRJ e do Instituto D’Or. Ele também fala sobre a atual pesquisa, que ainda não foi divulgada, e que investiga os resultados colhidos do artigo.

A pesquisa baseou-se na produção, em laboratório, de estruturas que se assemelham à fase embrionária do cérebro. Conhecidas como mini-cérebros, as estruturas foram produzidas a partir de células-tronco. A infeccção do vírus da Zika nessas estruturas reduziu o seu tamanho em 40%. A partir deste estudo, foi possível associar tais resultados aos danos cerebrais observados em casos de microcefalia. O evento é coordenado pela professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, Fabíola Ribeiro.

Leia o artigo.

Redação: Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB.