Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Palestra mostra como o sistema imunológico atua na cura de doenças


Publicado em: AgendaExternas - 16 de setembro de 2015

Na próxima segunda-feira, 21 de setembro, o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG recebe David Mosser, um dos pesquisadores mais reconhecidos na área de Imunopatologia no mundo. Ele vai falar, em inglês, sem tradução, sobre os resultados de sua pesquisa que envolve o uso de macrófagos para prevenir ou curar doenças autoimunes, câncer e inflamações.

MosserDavid Mosser trabalha com monócitos/macrófagos há mais de 25 anos e já publicou mais de 125 artigos sobre leucócitos e seu papel na defesa do organismo. É professor do Departamento de Biologia Celular e Genética Molecular da Universidade de Maryland, College Park, nos Estados Unidos, onde é diretor fundador do Maryland Pathogen Research Institute.
De acordo com as pesquisas do especialista, existe uma classe especial de macrófagos, células do sistema de defesa do organismo, que apresentam potentes propriedades imunoreguladoras e anti-inflamatórias. “Compostos que induzem a formação desses macrófagos podem representar uma nova onda de agentes terapêuticos anti-inflamatórios”, afirma David, para quem esses medicamentos podem ter o potencial de tratar doenças como a esclerose múltipla, artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal.
O seminário “ Macrófagos e a regulação de respostas infecciosas e inflamatórias” acontece às 13h, no Centro de Atividades Didáticas 1 da UFMG (CAD 1), Campus Pampulha.
Mosser vem ao Brail a convite do Programa de Pós-graduação em Patologia, do Departamento de Patologia Geral do ICB, com o qual mantém colaboração há alguns anos, assim como com outros pesquisadores brasileiros. Além do seminário, na quarta-feira, dia 23, o professor vai ministrar uma aula para alunos de pós-graduação sobre “Macrófagos e monócitos na imunidade e imunopatogênese”.

 

Com Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)

    Contador de visitas: 390 visualizações

    Veja também: