Film İzle | karımı gördünüz mü izle
Paixão por futebol é tema de debate em Congresso – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Paixão por futebol é tema de debate em Congresso


Publicado em: Agenda - 18 de junho de 2013

Em meio à Copa das Confederações, que prossegue até o dia 30 de junho, profissionais das áreas de neurociências, jornalismo e futebol irão se reunir para discutir a origem do fascínio pelo futebol. A mesa-redonda Por que o futebol fascina o mundo? será uma das atividades do 9º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, que acontece de 26 a 29 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A mesa será coordenada pelo professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Paulo Caramelli. Além dele, estão escalados para o debate os neurocientistas Ricardo Nitrini, da USP, e Antoine Bechara, do Canadá; o jornalista esportivo Juca Kfouri; o técnico do futebol norueguês Per-Mathias Hogmo e o ex-dirigente do Internacional, Fernando Antônio Carvalhal de Miranda.

“Este é um tema de interesse universal, mas muito pouco estudado na área das neurociências. Nessa mesa-redonda, nós vamos tentar desvendar o mistério por trás da paixão que as pessoas sentem pelo futebol”, adianta o professor Paulo Caramelli.

Com foco nas “perspectivas neurais”, serão analisados os traços comuns desse fascínio no intelectual, no rico e no pobre. Os principais tópicos abordados serão tomadas de decisão, córtex pré-frontal, sistema de recompensa (áreas do prazer) e como ele influencia no nosso comportamento e emoções. A diversidade de gênero, idade, cultural e socioeconômica entre os fãs, a rivalidade entre os times e as brigas entre torcidas também serão abordadas.

Todos os anos, o Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções promove debates com temas cotidianos e de interesse geral da população. Este ano, pela primeira vez, o evento ganhou dimensão mundial. As inscrições estão abertas para profissionais e estudantes de graduação de diversas áreas.

Para mais informações acesse o site: www.cbcce.com.br

 

 

    Contador de visitas: 233 visualizações

    Veja também: