Film İzle | karımı gördünüz mü izle
Oficina de Cirurgia destaca a questão ética nos avanços tecnológicos – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Oficina de Cirurgia destaca a questão ética nos avanços tecnológicos


Publicado em: ExternasNotícias - 30 de Março de 2016

Evento começou nessa terça e tem programação até 31 de março

Alunos, residentes, professores e profissionais da área de saúde tiveram a oportunidade de debater sobre o uso saudável da tecnologia durante a abertura da Oficina de Cirurgia 2016, nessa terça-feira, 29 de março. O evento, organizado pelo Laboratório Integrado de Habilidades em Cirurgia (Labihac) da Faculdade de Medicina da UFMG, abordou questões como a ética e o papel da instituição na formação profissional médica.

IMG_7124

Da esquerda para a direita: aluna Luíza Ferreira; presidente do CRM, Fábio Augusto Guerra; professor Renato Gomez; diretor Tarcizo Nunes; professora Beatriz Deoti; e o professor Emérito Alcino da Silva.

“Por que decidimos fazer essa oficina? Porque acreditamos na educação dentro de um contexto da constante mudança e do avanço”, pontuou a professora do Departamento de Cirurgia da Faculdade e coordenadora do evento, Beatriz Deoti. “Uma população com elevado nível de escolaridade vai entender e se integrar no mundo da alta tecnologia e dos avanços científicos de forma ética e saudável, colocando a tecnologia no lugar dela, com limites e de forma humanizada”, defendeu. “A educação é indispensável para o país construir o futuro. Desejo a todos que a Oficina de Cirurgia seja mais uma tentativa de criar um ambiente de ensino natural com a tecnologia”, completou.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina, Fábio Augusto Guerra, é preciso trabalhar com as novas tecnologias e avançar nesse assunto, mas sem se esquecer da questão fundamental: a ética. “É nessa fase de formação que temos que começar a avaliar sobre as condutas éticas, as quais irão nos conduzir para o resto da vida”, afirmou.

Também presentes na mesa de honra, o diretor da Faculdade, professor Tarcizo Afonso Nunes, e o chefe do Departamento de Cirurgia, professor Renato Santiago Gomez, desejaram aos participantes que os três dias de evento sejam de grande aprendizado para todos. Ainda foram convidados a compor a mesa o professor Emérito da UFMG, Alcino Lázaro da Silva, e a estudante de medicina Luíza Costa Villela Ferreira, representando os alunos envolvidos na organização.

Oficinas

Ate 31 de março, das 10h às 18h30, em frente à portaria da Faculdade de Medicina da UFMG, haverá estandes com equipamentos e materiais que apresentam alguns usos da tecnologia na prática da medicina.

IMG_7188Para o aluno do quinto período da Medicina, Marcos Otávio, exposições como essa que muda a rotina do transito de alunos deveria ser mais ofertada na Faculdade. “O monitor cardíaco é o que chama mais atenção aqui. Foi o que me atraiu porque eu me interesso pela área cirúrgica”, contou.

O monitor também foi a primeira coisa que chamou a atenção da aluna, Paula Larissa da Silva. “Achei a exposição e a explicação maravilhosas. Faz ver que a tecnologia está mesmo voltada para a qualidade de vida, como as bolsas para o estoma apresentados aqui. Tem muita novidade voltada para melhorar a vida do paciente”, discorreu. “É interessante esse tipo de intervenção que nos dá a oportunidade de ter esse contato, mesmo se não tivermos participando do restante da programação da Oficina”, continuou.

IMG_7197Sobre a programação noturna, ela destacou a palestra do Munir Murad Junior, sobre o uso da tecnologia em cuidados paliativos. “Eu concordo com ele sobre o fato das pessoas terem dificuldade de enxergar a morte. Por isso é importante debater e tratar esse assunto não só agora, mas em todos os momentos e em todas as áreas”, disse. “Além da oncologia, por exemplo, que já é comum ter essa visão, deveríamos preparar o paciente e a família em outras doenças que não tem cura e ter todos os cuidados paliativos”, completou.

 

Confira a programação completa da Oficina Cirurgia 2016.

 

    Contador de visitas: 661 visualizações

    Veja também: