Notícias Externas

Oficina Cirurgia 2016 recebe inscrições


Publicado em: AgendaExternas - 22 de fevereiro de 2016

TV_MEDICINA_OFICINA_2016As inscrições para a Oficina Cirurgia 2016, da Faculdade de Medicina da UFMG, podem ser realizadas até o dia 23 de março, no site.  Com o tema “Aplicação crítica do uso da tecnologia em cirurgia”, o evento acontecerá entre 29 e 31 de março, no Salão Nobre, e é voltado para professores, alunos e profissionais da saúde.

Segundo a professora do Departamento de Cirurgia da Faculdade, Beatriz Deoti, é importante que os estudantes sejam capazes de refletir sobre o uso cirúrgico dos equipamentos tecnológicos. “Para isso, eles precisam conhecer o uso, a forma de manutenção e aplicações dos materiais em cada paciente”, destaca.

“Hoje conseguimos operações mais rápidas, com custos menores e maior qualidade, como nos procedimento em que a videoscopia é utilizada. São inúmeros os procedimentos, mas a tecnologia é uma aliada e não o único meio”, afirma.

A professora ressalta que a oficina é, portanto, uma oportunidade de aprender algo pouco discutido no currículo médico. “Na Faculdade não temos muito contato com disciplinas sobre o uso da tecnologia nas cirurgias. Assim, acabamos por seguir o que o preceptor diz, sem um pensamento crítico sobre o assunto”, aponta a aluna do 9ª período de Medicina da UFMG, Luiza Vilela.

 O evento

Organizada por alunos do Laboratório Integrado de Habilidades em Cirurgia (Labihac), com a supervisão de professores, o encontro inclui palestras e mesas-redondas conduzidas por especialistas. Entre os assuntos a serem debatidos estão “tecnologia em cuidados paliativos” e “materiais cirúrgicos no SUS e convênios”.

A programação foi definida a partir de necessidades percebidas no ensino pelos próprios estudantes organizadores. “Discutir a tecnologia e aplicação clínica da Célula tronco, por exemplo, será uma experiência enriquecedora”, comenta Beatriz Deoti, que coordena o evento. “O uso dessas células tem inúmeras aplicações, da estética ao tratamento de feridas operatórias”, continua.

Já a discussão da cirurgia robótica vai permitir aos presentes conhecer os benefícios e resultados para os pacientes. “Também debateremos o cenário brasileiro na utilização desse arsenal instrumental disponível ao cirurgião”, diz.

A oficina vai contar, ainda, com estandes de exposição de equipamentos cirúrgicos no saguão da Faculdade. Os participantes poderão conhecer os materiais e manipulá-los em manequins.

    Contador de visitas: 1.006 visualizações

    Veja também: