Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Oficina capacita professores para gestão de conflitos


Publicado em: EnsinoInternas - 6 de Março de 2017

O Núcleo de Educação e Pesquisa em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG promoveu hoje, 6 de março, a Oficina de desenvolvimento docente sobre gestão de conflitos. Segundo a coordenadora do Núcleo e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Eliane Gontijo, uma das finalidades do Núcleo é o desenvolvimento docente por meio de capacitação.

De acordo com Eliane a oficina, realizada semestralmente nos últimos quatro anos, terá atividades mensais em 2017. “Observamos que, ao longo do curso, um bom médico não necessariamente desenvolve a capacitação para ser um bom docente, por isso estamos com uma proposta diferente”, contou.

A professora lembrou ainda que participar da oficina faz parte dos critérios para promoção à classe de professor Associado, aprovados em 2016 pela Congregação da Faculdade de Medicina da UFMG.

Metodologias
A oficina teve como objetivo trabalhar estratégias para facilitar a gestão de conflitos entre os envolvidos na formação médica. “São três estratégias de metodologias ativas. Na parte da manhã vimos às metodologias Team Based Learning (TBL) e Snowball, que nos auxiliam nas mediações dos conflitos. Já na parte da tarde, trabalhamos com a elaboração de scripts, a partir de situações identificadas anteriormente. A teatralização permite que as pessoas verifiquem se o conflito, de alguma maneira, foi mediado”, explicou.

    Contador de visitas: 317 visualizações

    Veja também: