Obesidade infantil é tema de fórum virtual


Publicado em: Notícias - 23 de maio de 2013

Nos últimos vinte anos, as taxas de sobrepeso e obesidade infantil mais do que duplicaram. As causas são muitas, mas passam pelo sedentarismo e hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas. Para discutir essas questões, que estão entre as mais debatidas atualmente dentro da Pediatria, o Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (ObservaPED), realizará o Fórum Virtual “Epidemia da obesidade infantil e o marketing de alimentos direcionados às crianças”.

Ilustração: Carina Cardoso

O debate, promovido pelo eixo  “Prevenção de obesidade e doenças associadas” do ObservaPED, será iniciado em 1º de junho e prosseguirá até o dia 30 do mesmo mês. As conversas serão em torno dos impactos das propagandas direcionadas às crianças na prevalência da obesidade infantil.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, crianças com excesso de peso tendem a se tornar adultos obesos e têm maior probabilidade de adquirirem diabetes e doenças cardiovasculares. Diante dos riscos da obesidade, o fórum debaterá os fatores que levam a essa epidemia e a participação dos pais nos processos de facilitação e da falta de limitação da influência publicitária sobre os filhos.

O fórum será realizado no site do ObservaPED. Para participar, basta acessar a página e registrar-se. A moderação será feita pelos professores do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Benedito Scaranci Fernandes e Elaine Alvarenga de Almeida Carvalho e pela nutricionista Roseli Gomes de Andrade.

Os alunos bolsistas do projeto também integram a organização do fórum com a indicação de filmes, livros e artigos para fomentar o debate. Um tutorial está disponível para a publicação de perguntas e respostas, vídeos e novos tópicos.

ObservaPED

O Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente é um espaço para análise sistemática e permanente de eventos, fatos, evidências e acontecimentos sobre a saúde da criança e do adolescente. O projeto é fruto de uma parceria entre o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

    Contador de visitas: 228 visualizações

    Veja também: