Notícias Externas

Nupad realiza capacitações regionais para triagem neonatal e pré-natal


Publicado em: ExternasNotícias - 28 de setembro de 2015

Grupo em capacitação na cidade de Viçosa. Acervo Nupad.

Durante o mês de setembro, representantes do Centro de Educação e Apoio Social do Nupad (Ceaps) estiveram em três cidades de Minas Gerais para capacitar profissionais de saúde para a triagem neonatal e pré-natal. Ao todo, cerca de 300 profissionais participaram do curso. Entre eles estiveram enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam diretamente com as ações do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG) e do Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita de Minas Gerais (PCTC-MG), ambos viabilizados pelo Nupad.

As capacitações aconteceram em Viçosa (10 e 11/9), Pedro Leopoldo (17/9) e Coronel Fabriciano (23 e 24/9). Coordenados pelos profissionais do Ceaps, o enfermeiro Bernardo Romanelli e a nutricionista Michelle Alves, os treinamentos contaram com aulas práticas e teóricas. Foram apresentados os procedimentos para coleta, armazenamento e envio de amostras da triagem neonatal e pré-natal, aspectos epidemiológicos da toxoplasmose, protocolo do PCTC-MG e noções básicas das seis doenças identificadas pelo PTN-MG.

Como conta Bernardo, trata-se do mesmo curso de capacitação oferecido mensalmente, em Belo Horizonte, aos profissionais de diversos municípios do estado: “Devido à pouca disponibilização de vagas e à grande procura no curso mensal, viu-se a necessidade de deslocar alguns profissionais do Nupad até os municípios solicitantes. Desta forma, conseguimos capacitar mais profissionais e eles se tornam replicadores, para difundir ainda mais o conhecimento nas regionais”. Ainda, segundo o enfermeiro, os treinamentos regionais possibilitam conhecer melhor as especificidades de cada área, o que favorece a melhor qualidade e adesão dos Programas.

Nos meses de outubro e novembro serão realizados novos treinamentos regionais nas cidades de Governador Valadares, Ponte Nova, Montes Claros e, novamente, em Coronel Fabriciano.

    Contador de visitas: 570 visualizações

    Veja também: