Notícias Externas

Nupad oferece exame para detecção do Zika vírus


Publicado em: ExternasNotícias - 10 de maio de 2016

Laboratório do Nupad realiza análise para detecção do Zica vírus. Foto: Rafaella Arruda.

Laboratório do Nupad realiza análise para detecção do Zica vírus. Foto: Rafaella Arruda.

Já está disponível no Nupad o exame para identificação do Zika vírus. O teste, realizado pelo Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM) a partir de amostras de sangue, urina, líquido amniótico e outros fluidos biológicos, é capaz de detectar a presença do vírus no período de infecção ativa, ou seja, enquanto ele ainda se encontra na circulação sanguínea. O exame pode ser feito por meio de convênio com clínicas particulares ou instituições públicas.

Segundo a coordenadora do LGBM, Dora Méndez, a técnica oferecida pelo Nupad é a mais indicada nos casos de infecção ativa: “Utilizamos a metodologia denominada PCR em Tempo Real, que apresenta maior sensibilidade para detecção do vírus nestes casos”. O prazo para liberação dos resultados é de dois dias úteis. “Detectar o vírus permite o diagnóstico exato da infecção viral presente no paciente e auxilia na adoção de medidas terapêuticas para controle de possíveis complicações”, pontua a coordenadora.

No caso das grávidas com suspeita de infecção ativa ou recente, quando aparentemente já se passaram os sintomas, é possível analisar também a infecção fetal a partir do líquido amniótico. Podem ser utilizadas ainda amostras da placenta ou sangue do cordão umbilical obtidas na gravidez ou durante o parto. “A detecção precoce é muito importante para o acompanhamento médico da gestação e de possíveis alterações no sistema nervoso do bebê”, explica Dora Méndez.

Procedimentos

As amostras de sangue e urina podem ser coletadas no centro de coleta do Nupad a partir de pedido médico, sem necessidade de agendamento prévio. Outra opção é enviá-las diretamente para o Laboratório do Nupad, na Faculdade de Medicina da UFMG, onde serão analisadas. Neste caso, as amostras devem ser encaminhadas no mesmo dia da coleta ou até três dias após, desde que conservadas à temperatura de 4°C.

Para informação sobre valor dos exames, agendamento de coleta e entrega de amostras, os interessados devem entrar em contato com o Nupad pelos telefones: (31) 3409-9704 e (31) 3409-8951.

Zika Vírus

Vírus transmitido principalmente pela picada do mosquito Aedes Aegypti, o Zika foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. Segundo o Portal da Saúde, do Ministério da Saúde, os principais sintomas da infecção causada pelo vírus são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

Dengue e Chikungunya

O Nupad informa que, além do Zika vírus, já realiza também exames para detecção do vírus causador da dengue e da febre chikungunya, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. A partir da metodologia do PCR em Tempo Real, uma mesma amostra de sangue coletada pode ser analisada para as três doenças.

Atualizada em 12 de maio, às 17h50.

    Contador de visitas: 826 visualizações

    Veja também: