Notícias Externas

Nupad mantém certificação ISO 9001


Publicado em: ExternasNotícias - 21 de junho de 2017

Auditoras e representantes do Nupad (diretoria e administração geral) em reunião de encerramento da auditoria. Foto: Letícia de Sales.

Após segunda visita anual de acompanhamento de auditoria externa, realizada pela empresa DNV GL no dia 19 de junho, o Nupad manteve a certificação de qualidade pela norma ISO 9001:2008. Permanece também o nível 4 de excelência para a certificação, em escala de 1 a 5. Obtido em 2015, o certificado de qualidade abrange todas as estruturas técnicas e administrativas do Núcleo e tem validade de três anos condicionada à aprovação nos acompanhamentos anuais.

Para a administradora geral do Núcleo, Denise Reis, a manutenção da certificação representa para o Nupad o reconhecimento do trabalho da equipe e a melhor gestão de seus processos. “Ficamos muito satisfeitos, pois as auditoras declararam que nosso processo de gestão amadureceu muito em apenas dois anos. A dedicação de todos os envolvidos foi reconhecida”, afirma.

Avanços

Entre as melhorias alcançadas com a Gestão da Qualidade, Denise destaca aquelas direcionadas aos clientes externos do Nupad, entre usuários e profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado: “Atualmente garantimos processos monitorados por indicadores e o controle de qualidade interno e externos de todos os exames realizados pelos laboratórios de Triagem Neonatal, Triagem Pré-Natal e Genética e Biologia Molecular”.

Outros avanços, na opinião da administradora, foram obtidos com o portal do Nupad. Uma versão mais moderna da página foi lançada no início de 2017 e passou a liberar para os usuários da rede pública, por exemplo, o acesso aos resultados da triagem neonatal e pré-natal. “Também foram disponibilizados para as UBS manuais com orientações sobre a utilização do site e solicitação de serviços ao Setor de Monitoramento do Cuidado do Nupad”, acrescenta. Com os manuais, os profissionais de saúde se informam sobre demandas diversas das triagens, como alteração de dados das amostras em papel-filtro, solicitação de materiais e atualização de dados cadastrais.

Já no ambiente interno, a coordenadora do Setor de Apoio Administrativo Gestão de Pessoas (Sead-GP), Thaís Lisboa, ressalta a criação do Comitê do Clima, em 2015. Formado por funcionários representantes de todos os setores do Nupad, o grupo está em sua segunda gestão. “O Comitê surgiu a partir dos resultados encontrados na Pesquisa de Clima Organizacional (requisito da Gestão da Qualidade) e busca propor estratégias que tornem o ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo”, pontua.

Ainda, a inserção da Avaliação de Desempenho e do Histórico Funcional nos processos de Gestão de Pessoas do Nupad permitiu, segundo Thaís, que os funcionários recebessem retorno dos coordenadores sobre suas competências, “valorizando o que há de positivo e permitindo a melhoria por meio de capacitação”.

    Contador de visitas: 231 visualizações

    Veja também: