Notícias Internas

Nupad inicia novo processo de qualidade


Publicado em: InstitucionaisInternas - 24 de setembro de 2015

Foto: Rafaella Arruda Consultora do IAG fala para responsáveis e coordenadores.

Foto: Rafaella Arruda
Consultora do IAG fala para responsáveis e coordenadores.

Dois meses após obter a certificação de qualidade pela ISO 9001:2008, o Nupad prepara-se para o processo de implantação de uma nova norma. Desta vez, o objetivo é estabelecer a norma ISO 31000:2009, que define princípios e diretrizes para o gerenciamento de riscos em uma instituição.

Como explicou a consultora do Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG Saúde), Ingrid Oliveira, durante apresentação da norma aos coordenadores e responsáveis do Nupad, em reunião no dia 22 de setembro, a ISO 31000:2009 é uma complementação à norma já implementada. “É uma norma genérica, possível de ser aplicada a vários ramos. E ao contrário da ISO 9001:2008, esta fornece à instituição uma declaração de conformidade e não uma certificação”, informou.

Segundo Ingrid, a norma para gestão de riscos, uma vez estabelecida, possibilita à instituição aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos, encorajar uma gestão proativa, melhorar a identificação de oportunidades e ameaças, bem como tornar mais eficaz a prevenção de perdas e gestão de incidentes, dentre outros.

Nos próximos dias já terão início as reuniões entre coordenadores e responsáveis do Nupad com a consultoria do IAG, para treinamento e execução dos novos processos. A previsão é que a ISO 31000:2009 seja implantada no período de um ano.

Leia Também: Nupad é recomendado para certificação de qualidade

    Contador de visitas: 498 visualizações Tópicos:

    Veja também: