Notícias Externas

Nupad capacita profissionais de saúde em Montes Claros


Publicado em: ExternasNotícias - 23 de junho de 2017

Mais de 200 profissionais da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros foram capacitados pelo município, no dia 13 de junho, com o apoio técnico do Nupad. A capacitação, voltada às ações da triagem pré-natal e neonatal, foi direcionada para técnicos de enfermagem e enfermeiros dos 53 municípios da SRS, além de professores e estudantes de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho, de Montes Claros.

De acordo com a referência técnica de Saúde da Mulher e da Criança da SRS de Montes Claros, Ludmila Gonçalves, o objetivo principal do treinamento foi melhorar a qualidade da coleta e do envio das amostras da triagem neonatal ao Nupad pelas unidades de saúde dos municípios: “Queremos diminuir o número de amostras inadequadas e sensibilizar os profissionais quanto ao tempo de postagem”.

A capacitação foi ministrada pela nutricionista do Nupad e Mestre em Ciências da Saúde, Michelle Alves, e abordou conteúdo teórico e prático dos Programas de Triagem Pré-Natal e Neonatal de Minas Gerais. Os participantes foram instruídos quanto aos procedimentos de coleta, conservação e envio das amostras e aprenderam noções básicas de todas as doenças identificadas pelo teste do pezinho, além da toxoplasmose.  “Ao falar das doenças e dos agravos relacionados, mostramos por que é necessário trabalhar com o menor tempo possível nos contatos e envio das amostras”, explica Michelle.

Segundo a profissional, aprimorar o desempenho dos municípios com a capacitação favorece também o fluxo de trabalho no Nupad: “Temos diminuição das demandas simples por parte dos profissionais, reduzimos a incidência de amostras inadequadas e/ou insuficientes para a triagem pré-natal e neonatal e, assim, melhoramos os indicadores dos Programas”.

“Após a capacitação vamos monitorar os dados dos municípios”, aponta Ludmila Gonçalves. “Acreditamos que o resultado será o fortalecimento do fluxo da triagem para garantir o diagnóstico precoce das doenças e o início do tratamento no tempo adequado”, destaca.

Reunião com os gestores

No dia anterior à capacitação, a representante do Nupad, Michelle Alves, e gestores da SRS de Montes Claros se reuniram para discutir sobre os indicadores da triagem pré-natal e neonatal para a região. “Com os dados apresentados pelo Nupad conseguimos visualizar os números dos municípios e identificar aqueles com maior tempo gasto no envio das amostras”, afirma Ludmila. As informações serão utilizadas pelos gestores para a elaboração de estratégias de melhoria na região.

    Contador de visitas: 343 visualizações

    Veja também: