Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Novo sistema garante controle em tempo real e maior agilidade aos cerca de 500 exames de paternidade realizados mensalmenteO Laboratório de Genética e Biologia Molecular do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina da UFMG, passa a contar com um sistema informatizado de agendamentos e controle dos exames de investigação de paternidade.

O novo software, ainda experimental, que deverá estar em pleno funcionamento a partir de março, permite o acompanhamento em tempo real de todas as fases do exame de DNA, do agendamento à emissão do laudo técnico. Isso significa mais segurança e agilidade de toda a rotina do processo de cada caso, individualmente.

Na avaliação do supervisor do Laboratório, Walter Díaz Méndez, o sistema tem atendido bem ao grande fluxo de trabalho do setor. Todos os meses são realizados entre 400 e 500 exames, oferecidos gratuitamente à população por meio de parceria entre a UFMG e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Desenvolvida pelo Setor de Informação e Informática do Nupad, com consultoria de Walter Méndez, a nova ferramenta também permitirá levantamentos estatísticos, gerenciamento eletrônico de documentos, agendamento e controle da fila. As informações já registradas no sistema anterior serão importadas e utilizadas.

“Além de aperfeiçoar o cadastramento, pesquisa e cálculos, o sistema é mais abrangente – integra os setores e permite uma visão geral dos casos -, melhorando a gestão de todo o fluxo e rotinas do Laboratório”, destaca o coordenador de Informação e Informática do Nupad, Jeferson Gonçalves de Oliveira.

Com Nupad

    Contador de visitas: 212 visualizações

    Veja também: