Film İzle | karımı gördünüz mü izle
Fóruns debatem sobre saúde e prevenção da violência contra a mulher – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Fóruns debatem sobre saúde e prevenção da violência contra a mulher


Publicado em: AgendaExternas - 25 de novembro de 2016

FACEBOOK_FORUM_PROMOÇÃO_SAUDE_PREVENÇÂO_VIOLÊNCIAO Núcleo de Promoção de Saúde e Paz, da Faculdade de Medicina da UFMG, promove no próximo dia 1º de dezembro, quinta-feira, o Fórum Promoção de Saúde e Prevenção da Violência e o Fórum “Para Elas, por Elas, por Eles, por Nós”. O evento, aberto ao público, será no Salão Nobre da Instituição, a partir das 8h30, com atividades culturais, mesas-redondas e apresentação de pôsteres.

Como explica a coordenadora do Núcleo e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Elza Machado de Melo, entre os objetivos está discutir as diretrizes políticas e científicas da abordagem da mulher em situação de violência, além de fazer o lançamento do Ambulatório da Rede de Práticas de Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Vulnerabilidades.

O encontro também proporcionará o debate sobre a violência na sociedade contemporânea, discutindo as diretrizes políticas e científicas da abordagem da violência e suas principais formas de enfrentamento, como a defesa dos direitos humanos.

O Fórum vai contar com a participação de professores, egressos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência, que completa cinco anos de atividades. Serão apresentados pôsteres de trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa, proporcionando a avaliação dos conhecimentos e das práticas adquiridas pelo Mestrado Profissional.

Entre os nomes confirmados para o evento estão o psicanalista colombiano Mário Elkin Ramírez, a psiquiatra Ana Ester Nogueira Pinto, o secretário estadual de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, o secretário de saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, e o reitor da UFMG, professor Jaime Arturo Ramírez.

Mais informações no pelo telefone do Núcleo 3409-9945.

Promoção de Saúde e Prevenção da Violência

O Mestrado Profissional em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFMG em 2010 e pela CAPES em 2011, com o objetivo de formar profissionais capazes de investigar, analisar, e propor abordagens relacionadas à prevenção da saúde e a prevenção da violência. O programa de pós-graduação nasceu da experiência adquirida pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social e pelo Núcleo de Promoção de Saúde e Paz.

Para Elas, Por Elas, Por Eles, Por Nós

O Projeto Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência possui como objetivo a formação de profissionais voltados para a prestação integral e humanizada de saúde à mulher em situação de risco. Para desenvolver esse trabalho foi criada a Rede Nacional de Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Vulnerabilidade, com o apoio do Ministério da Saúde, da UFMG, além de organizações da sociedade civil.

(Atualizada em 28/11/2016, às 15h30)

    Contador de visitas: 1.093 visualizações

    Veja também: