Notícias Internas

Núcleo de Educação convida para primeira oficina docente do ano


Publicado em: AgendaInternas - 9 de abril de 2018

Programa de desenvolvimento docente tem primeiro encontro do ano em 24/04

Clique para ampliar.

O Núcleo de Educação da Faculdade de Medicina da UFMG realiza no dia 24 de abril, terça-feira, a primeira oficina do Programa de Desenvolvimento Docente, com o tema “Avaliar para quê e para quem? Oficina de elaboração de itens de múltipla escolha e FeedBack”.

O encontro será na sala 29, no térreo da Faculdade, das 14h às 18h. As atividades são direcionadas a professores em estágio probatório, coordenadores de período, professores substitutos e demais interessados. Têm prioridade de inscrição os professores recém-contratados, tanto da Faculdade de Medicina quanto do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) que lecionam no curso de Medicina.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação, professora Eliane Gontijo, o Programa é uma oportunidade de potencializar as competências dos professores para uma prática docente crítica e participativa. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas pelo site secretaria@medicina.ufmg.br

Os temas das oficinas, realizadas periodicamente, são definidos pelo Núcleo de Educação e por sugestões de docentes. Os encontros são em dias alternados, para facilitar a participação de mais docentes. Ao final de cada oficina, o professor participante recebe certificado, importante para a progressão na carreira.

Programa de Desenvolvimento Docente
O Programa foi implantado pelo Núcleo de Educação da Faculdade de Medicina da UFMG em 2017, aumentando as propostas de atividades já existentes de capacitação de professores realizadas desde 2013.

Segundo a professora Eliane, o Núcleo objetiva consolidar a identidade didático pedagógica da instituição, qualificar as competências dos professores no processo de ensino e aprendizagem e incentivar processos críticos e reflexivos sobre a prática docente.

Eliane afirma que o retorno dos profissionais tem sido positivo. “É feita uma avaliação escrita ao fim de cada oficina, e os comentários são favoráveis ao programa. Também houve interesse de docentes de outras unidades acadêmicas, o que nos deixou muito satisfeitos”, relata.

Confira as datas e temas das oficinas programadas para 2018:

 

 

 

 

 

Leia também: Faculdade implanta Programa de Desenvolvimento Docente

    Contador de visitas: 138 visualizações

    Veja também: