Novo site da Faculdade de Medicina entra no ar


Publicado em: Tecnologia - 7 de julho de 2014

Quem acessou o site da Faculdade de Medicina da UFMG nesta segunda-feira, 7, foi surpreendido pelo visual diferente da página inicial. O novo layout  tem como objetivo possibilitar uma navegação mais fácil para o usuário, que poderá localizar os conteúdos de forma mais rápida.

Dentre as novidades, está o maior destaque para os eventos institucionais da unidade e a atualização, na home, dos últimos editais publicados, além das informações mais recentes sobre ações de extensão, graduação e pós-graduação, na parte inferior da página inicial.

A reformulação foi implementada pela equipe de webdesign da Assessoria de Comunicação Social (ACS), com o apoio do Centro de Informática em Saúde (Cins). O coordenador da ACS, Gilberto Boaventura, ressalta que o projeto do novo site foi realizado a partir de uma pesquisa com os usuários, e da análise de dados do Google Analytics, serviço gratuito de estatísticas de acesso oferecido pelo Google. “Era uma demanda, ainda da Diretoria anterior, modernizar o site e torná-lo de mais fácil navegação para os estudantes e outras pessoas que querem ter acesso a informações do ensino”, afirma.

Outra mudança, do ponto de vista da rapidez na transmissão das informações, é a maior autonomia da equipe de jornalismo, que poderá não só publicar notícias com mais agilidade, como também atualizar a página a partir de um sistema de gerenciamento de conteúdo. Anteriormente, esta atualização era feita na linguagem HTML, que é mais complexa.

A webdesigner Maíra dos Anjos ressalta também a renovação estética do site. “A ideia era atualizar o layout com os novos formatos de design para a internet, o que inclui cores, organização das informações e dinâmica da publicação”, explica.

A migração do site antigo para o novo  ainda está em andamento e passa por testes, por isso, alguns ajustes estão sendo feitos pela equipe responsável.  Uma das mudanças que já está sendo pensada é tornar portal compatível com tablets e smartphones.

Os usuários podem enviar sugestões e relatar eventuais problemas de acesso pelo e-mail acs@medicina.ufmg.br .

    Contador de visitas: 363 visualizações

    Veja também: