Film İzle | karımı gördünüz mü izle
Novo currículo é apresentado à comunidade – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Novo currículo é apresentado à comunidade


Publicado em: EnsinoNotícias - 3 de Fevereiro de 2014

Com a proposta de apresentar as mudanças do novo currículo acadêmico a alunos, professores e funcionários, o “Seminário de Ensino: o novo currículo do curso de Medicina” foi realizado nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. A nova grade curricular entra em vigor no segundo semestre de 2014.

O encontro contou com a participação do pró-reitor de graduação da UFMG (gestão 2006/2010), Mauro Braga, que fez considerações sobre a perspectiva de quem vai formular uma mudança curricular em uma Universidade. Mauro mencionou que o processo de formação de uma nova grade deve ser centrado no aluno e não no professor. “O estudante tem que ser chamado a ser sujeito desse processo, ele não pode ter um comportamento meramente passivo, ele tem que ser uma pessoa estimulada a estudar”, explica.

A coordenadora do colegiado do curso de Odontologia, Maria Inês Barreiros Senna, também foi convidada para o seminário. O novo currículo acadêmico do curso de Odontologia entrou em vigor no segundo semestre de 2013. Durante o encontro, a professora mostrou os princípios para o desenvolvimento curricular: dentre eles, a integralidade no cuidado à saúde; a prática cotidiana e novos cenários de aprendizagem; o trabalho docente e a formação profissional; o estímulo à ética profissional desde a formação; dentre outros. De acordo com Maria Inês, o mais importante é mobilizar todos para que os ajustes necessários possam ser feitos: “Vários públicos estão envolvidos no processo. Toda mudança precisa ser comunicada através de seminários, reuniões e atividades que mantenham o processo de discussão curricular de forma permanente”, explica.

Em seguida, a subcoordenadora do Colegiado de Medicina e coordenadora da Comissão de Implementação e Acompanhamento da Reforma Curricular (Ciar), Cristina Alvim, apresentou, em linhas gerais, as principais mudanças e os princípios que vão nortear a fase de transição e migração. De acordo com Cristina, os detalhes sobre a mudança serão repassados a cada turma durante as aulas inaugurais. “A presença dos professores Maria Inês e Mauro Braga foi muito importante para dar aos presentes essa visão mais geral e mais contextualizada sobre a implementação”, comenta.

Após as apresentações dos professores, os presentes puderam fazer perguntas e debater sobre o assunto. O “Seminário de Ensino: o novo currículo do curso de Medicina” é uma realização da Comissão de Implementação e Acompanhamento da Reforma Curricular (Ciar) e do Colegiado do curso de Medicina da UFMG.

Leia também:

Novo currículo acadêmico entra em vigor em 2014

Informações sobre novo currículo

    Contador de visitas: 362 visualizações

    Veja também: