Notícias Externas

Nova Lima promove capacitação de profissionais para a doença falciforme


Publicado em: ExternasNotícias - 5 de maio de 2016

2-logo-atencaointegral-df

Discutir o papel dos profissionais da Atenção Primária à Saúde no cuidado integral às pessoas com doença falciforme e sensibilizá-los para a importância do trabalho na adesão do usuário ao serviço de saúde. Essa é a proposta do 1º Seminário de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, que será realizado em Nova Lima – Região Metropolitana de Belo Horizonte, no dia 20 de maio, para profissionais convidados do município, com apoio do Cehmob-MG.

A ideia para o evento surgiu em junho de 2015, quando assistentes sociais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Nova Lima participaram do 1º Encontro Mineiro de Assistentes Sociais – Doença Falciforme: Linha de Cuidados, promovido pelo Cehmob-MG. Com o objetivo de discutir a atuação do profissional de Serviço Social na atenção à pessoa com doença falciforme, o Encontro reuniu também representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Previdência Social e Atenção Primária à Saúde do estado.

“Fomos sensibilizadas! Ao conhecer a doença falciforme e compreender seus efeitos no cotidiano dos pacientes e familiares, percebemos que havia algo a ser feito”, diz a assistente social Érica Valamiel. Apesar de saber do conhecimento dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre a pessoa com doença falciforme, a intenção era, segundo Érica, trabalhar a sensibilização para entender a urgência do paciente, sua dor e dilemas, e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.

Leia mais no link.

    Contador de visitas: 243 visualizações

    Veja também: