Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Nova diretoria assume a Faculdade com compromisso do diálogo compartilhado


Publicado em: ExternasNotícias - 11 de Abril de 2018

Em discurso de posse, o professor Humberto Alves convidou toda a comunidade a participar da nova gestão como um espaço integrado, criativo e participativo

Professores Humberto Alves e Alamanda Kfoury assinam termo de posse da Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG. Foto: Carol Morena

Nesta quarta-feira, 11 de abril, foi realizada a cerimônia de posse dos professores Humberto José Alves e Alamanda Kfoury Pereira para os cargos de diretor e vice-diretora do mandato de 2018-2022 da Faculdade de Medicina da UFMG. “Ter sido escolhido, por essa comunidade, para ser o 21º diretor desta casa e ter como colega nesta gestão, a Alamanda, a primeira mulher, vice-diretora, a ocupar essa posição é, para mim, motivo de grande honra, orgulho, satisfação e emoção inenarráveis. Esse é um momento histórico”, afirmou Alves.

Entre os agradecimentos, o novo diretor defendeu a cooperação entre todos os integrantes da Faculdade, cuidando das relações humanas para que juntos possam fazer mais e melhor pela Instituição. “Nosso compromisso é com uma gestão pautada pelo diálogo participativo e pela inovação, para que possamos nos fortalecer e, juntos, enfrentar, com criatividade, os desafios da permanente construção de uma instituição de ensino superior pública, livre, democrática e plural, dotada de excelência técnico-científica, comprometida com a cultura e a responsabilidade social”, declarou.

Diretor Humberto Alves. Foto: Carol Morena

“Percebemos a Faculdade de Medicina como um sistema vivo e dinâmico, onde o mais importante é acolher, respeitar e fortalecer as pessoas, compreendidas em seus diversos espaços e interações”, continuou Alves. Na oportunidade, o diretor ressaltou o compromisso da nova gestão em atuar com proximidade aos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. “Juntos trabalhando para que a Faculdade de Medicina da UFMG continue crescendo e se fortalecendo no cenário nacional e internacional, no ensino, na extensão, na pesquisa e na produção intelectual de qualidade e relevância”, acrescentou.

A reitora da UFMG, professora Sandra Goulart, manifestou satisfação em ter o professor Humberto Alves mais uma vez no “desafio diário na condução da UFMG”. “À professora Alamanda, primeira mulher na Diretoria da Faculdade de Medicina, com quem compartilho a satisfação de cumprir, inaugurar linhagens e fundar tempos, como diria Adélia Prado, minha mais generosa acolhida e meu profundo respeito”, comentou. “Repito o que disse em meu discurso de posse: que essa honraria que nos é dada sirva de modelo e exemplo a tantas jovens e tantas mulheres na necessária luta por emancipação, liberdade, igualdade de condições e contra o preconceito que ainda vitima tantas de nós”, argumentou.

Encerramento da gestão 2014-2018

Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, gestão 2014-2018, Tarcizo Afono Nunes, a participação dos diretores das gestões anteriores, bem como dos técnicos-administrativos e os alunos foi fundamental para que a Instituição atingisse, gradativamente, a excelência no ensino, pesquisa e extensão.

Reitora da UFMG, professora Sandra Goulart. Foto: Carol Morena

“Agradecemos ao professor Tarcizo Nunes, amigo e companheiro em momentos não tão fáceis da trajetória da nossa Instituição e que hoje encerra seu mandato a frente da Diretoria desta Casa”, disse a reitora. “É mais que justo que receba nossa manifestação de apresso e o reconhecimento público em nome de toda a UFMG pelo êxito que alcanço nos últimos doze anos (oito como vice-diretor ao lado do professor Francisco Penna e quatro como diretor) em especial pela sua dedicação à excelência a Faculdade de Medicina, aliada a defesa do caráter público da educação e saúde e a construção coletiva de políticas públicas de saúde”, completou.

O professor Tarcizo Nunes se lembrou da proposta “comedida” do início da gestão, pois não queriam fazer promessas que não pudessem cumprir, e das principais ações e conquistas realizadas durante os quatro anos. “Não medi esforços para alcançar os objetivos, não fiz discriminação das pessoas ou setores ou departamentos para atender as reivindicações. Não tenho arrependimentos das decisões tomadas, porque todas foram discutidas institucionalmente e após reflexões sobre os respectivos temas”, afirmou.

O professor Humberto Alves também agradeceu ao professor Tarcizo Nunes, por tê-lo convidado a compor a chapa da gestão 2014-2018. “Nesses quatro anos, pude conhecer melhor essa faculdade e sua complexidade de uma maneira que, até então, eu não conhecia e que foi fundamental para a minha decisão de participar do pleito para a escolha da gestão 2018-2022”, reconheceu.

A cerimônia também contou com a apresentação do Coral Medicina e dos depoimentos dos professores do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Andy Petroianu, e o professor aposentado da UFMG, Joaquim Eustáquio Glanzmann, que realizaram saudações às trajetórias dos professores Tarcizo Nunes e Humberto Alves, respectivamente.

Ainda compuseram a mesa de honra da solenidade o vice-reitor da UFMG, professor Alessandro Moreira; a vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, Alamanda Kfoury; o superintendente da Faculdade, Maurílio Elias; e o representante discente da Congregação da Faculdade, Rodrigo Alves Mesquita.

Fotos: Carol Morena

    Contador de visitas: 349 visualizações

    Veja também: