Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Nota de falecimento: Nassim da Silveira Calixto*


Publicado em: ExternasPessoas - 5 de abril de 2018

Professor Nassim na cerimônia de entrega da Medalha Cícero Ferreira, em 2013. Foto: Bruna Carvalho.

O Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG comunica, com pesar, o falecimento do professor Emérito da UFMG Nassim Calixto. O corpo será velado no Velório 2 do Cemitério Parque da Colina, na rua Santarém, 50, bairro Nova Cintra, a partir das 7h, e o sepultamento será às 13h*.

Médico oftalmologista, Nassim Calixto graduou-se em 1952 na Faculdade de Medicina da UFMG.  A Universidade também foi o local onde se especializou em Oftalmologia, em 1955, realizou o doutorado na mesma área em 1967 e onde atuou como professor desde 1959, quando passou a lecionar na Faculdade, depois da criação do programa de Residência Médica no Hospital São Geraldo, especializado em doenças dos olhos.

Sua trajetória é marcada pela publicação de diversos trabalhos sobre a saúde dos olhos, sendo um deles o primeiro a abordar no Brasil a Síndrome de Fuchs, um tipo de inflamação. Mas o glaucoma era o assunto mais recorrente na produção científica do professor.

Mesmo após sua aposentadoria, Nassim Calixto continuava atendendo, tanto aos seus alunos quanto aos seus pacientes do Hospital São Geraldo, onde atuou por mais de 60 anos. Pelo trabalho incansável, no ano de 2008, recebeu o título de Emérito da UFMG, homenagem conferida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica.

Em 2013 foi a vez da Faculdade de Medicina da UFMG conceder a homenagem. O professor recebeu a terceira medalha Cícero Ferreira, criada no centenário da Instituição e destinada ao mérito profissional do servidor aposentado do corpo docente ou do corpo técnico-administrativo em educação da Unidade.

Leia o depoimento do professor Manoel Otávio da Costa Rocha, colega e amigo do professor Nassim:
“Hoje tivemos uma notícia muito triste. Mas, ao mesmo tempo, é um momento de lembrança e de saudação. O professor Nassim Silveira Calixto foi, tranquilamente, um dos professores mais importantes da história da Faculdade de Medicina da UFMG. Tanto é, que ele é um dos três professores que alcançaram a glória mais alta da Instituição: a medalha Cícero Ferreira.

Sabemos que a vida acadêmica compreende as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O professor Nassim foi um médico devoto a sua profissão e aos seus pacientes. Também foi um dos pesquisadores mais importantes. Foi pioneiro no estudo de glaucoma. Inclusive fundou o Laboratório de Glaucoma aqui. Foi reconhecido como uma das maiores autoridades da Oftalmologia Brasileira e do mundo. Ele participou de estudos complexos com reconhecimento mundial. Além disso, Nassim formou várias gerações de oftalmologistas aqui em Minas Gerais.

Nassim Calixto foi uma pessoa de extrema honestidade, inteiramente dedicado à Faculdade de Medicina da UFMG, aos seus alunos, aos seus pacientes e a sua família. Para ter uma ideia, ele aposentou compulsoriamente aos 70 anos, mas continuou com suas atividades diárias no Hospital São Geraldo. Ele é, para todos nós, um exemplo de profissional dedicado.

Ele será como um farol. É um referencial para todos nós. Assim como os demais detentores da medalha Cícero Ferreira, ele significa uma orientação do que é ser um professor universitário, pesquisador e médico. Era uma pessoa íntegra que unia todas essas qualidades”.

    Contador de visitas: 676 visualizações

    Veja também: