Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Nota de falecimento: Ajax Pinto Ferreira


Publicado em: ExternasPessoas - 3 de Maio de 2018

Foto: Bruna Carvalho.

O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG comunica, com pesar, o falecimento do professor Ajax Pinto Ferreira, ontem, 2 de maio de 2018.

Ajax se formou em Medicina pela UFMG em 1971, onde também concluiu o doutorado em Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia. Foi presidente da Cooperativa e Editora Médica (Coopmed), conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas gerais (CRM-MG) e médico do Ministério da Saúde.

Professor na Faculdade de Medicina da UFMG desde 1979, também coordenou o Centro de Memória da Unidade (Cememor) de 2006 a 2013, quando este foi reestruturado. Ajax participou ainda das comissões do projeto de 100 anos de memória da Faculdade e da confecção de histórico sobre o professor Alcino Lázaro da Silva. Também foi representante docente junto à Câmara do Departamento de Cirurgia por três vezes, e desenvolveu pesquisas na área de cirurgia, especialmente de cirurgia gastroenterológica.

Ao longo de sua carreira, recebeu mais de 20 homenagens e títulos, dentre os quais a Medalha do Centenário da Faculdade de Medicina da UFMG, em 2012, a medalha do Mérito Municipal Centenário Doutor Lindouro Avelar, da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, em 2010, e a Medalha da Inconfidência Mineira, do Governo do Estado de Minas Gerais, em 2006.
O corpo será velado no sábado, 5 de maio, no Cemitério Campo da Saudade, em Lagoa Santa, Minas Gerais, a partir das 8h. O sepultamento será às 11h, no mesmo local.

    Contador de visitas: 1.341 visualizações

    Veja também: