Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Nescon vai ofertar curso de Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar


Publicado em: CursosExternas - 10 de julho de 2018

O curso de aperfeiçoamento “Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar” desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) foi aprovado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e terá ofertas abertas para o segundo semestre desse ano.

Segundo o Editor do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar a Distância (PMQAD), Leonardo Cançado Monteiro Savassi, que também coordena o Grupo de Trabalho em Atenção Domiciliar, o lançamento deste curso de aperfeiçoamento da UFMG fecha com chave-de-ouro a produção de conteúdos para a Atenção Domiciliar.

O curso, com 180 horas, aborda fundamentos e princípios de cuidado paliativo a pessoa em atenção domiciliar. O currículo reúne quatro módulos, tendo como eixos: bases do cuidado paliativo, situações de elegibilidade para o cuidado paliativo, avaliação da pessoa em cuidado paliativo e a especificidade do cuidado paliativo para o adulto, a criança e o adolescente.

O objetivo é qualificar profissionais de formação superior de equipes de atenção domiciliar e gestores da Rede de Atenção à Saúde do SUS (RAS-SUS) para que possam definir, acompanhar e executar planos de cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar.

A coordenadora geral da Atenção Domiciliar (CGAD) do Ministério da Saúde, Mariana Borges Dias, apontou em sua análise que o curso foi inovador, aprofundando-se em muitas questões sem deixar de ser extremamente prático e aplicável na vida real. Presente na CGAD desde 2012, Dias participou de todas as etapas de construção e validação do Programa, apoiando inclusive a elaboração de conteúdos para os cursos autoinstrucionais.

Para Savassi, a coordenação geral da Atenção Domiciliar apontou a necessidade de aprofundar a temática dos cuidados paliativos e a UFMG conseguiu produzir um curso a altura destas necessidades. “Estou certo que será bastante útil para todas as equipes que realizam cuidados domiciliares a pessoas vivendo com problemas de saúde terminais”, acredita.

O primeiro curso de Atenção Domiciliar à distância foi lançado pela UNA-SUS em 2013, juntamente com o Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar (PMQAD), do Ministério da Saúde, com objetivo de apoiar a qualificação dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD). O programa faz parte de uma ação em educação permanente, de abrangência nacional, direcionada à atenção domiciliar para profissionais e gestores de saúde.

O curso de aperfeiçoamento “Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar” ficará disponível no site do Nescon.

    Contador de visitas: 641 visualizações

    Veja também: