Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Morre professora emérita e ex-diretora da Escola da Enfermagem, Roseni Sena


Publicado em: ExternasPessoas - 26 de setembro de 2016

roseni

Foto: Arquivo/Escola da Enfermagem da UFMG.

Morreu na manhã desta segunda-feira, 26, em Belo Horizonte, aos 65 anos, a professora emérita Roseni Rosângela Sena, diretora da Escola de Enfermagem da UFMG na gestão 1998-2002. O corpo será velado amanhã, terça-feira, na sala da Congregação da EEUFMG, de 8h às 13h.

As diretoras da Escola de Enfermagem da UFMG, professoras Eliane Marina Palhares Guimarães e Sônia Maria Soares, destacaram que “a professora Roseni Sena era profissional a frente do seu tempo, que se destacava pela dedicação, dinamismo e capacidade de trabalho, sempre com ideias arrojadas e desafiadoras, como dizia: primeiro você cria o problema, depois você busca a solução. No seu percurso profissional projetou a Escola de Enfermagem no cenário nacional e internacional, destacando o potencial da unidade na formação profissional em todos os níveis e na articulação com os serviços de saúde. Destacou-se pela produção científica trazendo contribuições expressivas para o cenário da formação e prática profissional. Participou ativamente das entidades de classe, buscando o reconhecimento e fortalecimento do trabalho da enfermagem em todos os campos de atuação. A comunidade da Escola de Enfermagem manifesta seu profundo sentimento pela perda irreparável da Profª Roseni.O tempo não apagará lembranças de sua pessoa e seu nome ficará marcado para sempre na história da Enfermagem. Gratidão!”

Trajetória
Graduou-se em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1977, concluiu mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989 e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo em 1996. Em 2007, recebeu o título de Professora Emérita da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuou no Programa de Pós-graduação.

Coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE). Foi Diretora de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim de 2009 a 2014. Ocupou os cargos de chefe do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública de 1996 a 1988 e diretora da Escola da Escola de Enfermagem de 1998 a 2002.

Em 2001, recebeu a medalha do Mérito da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais; o 1º lugar com o Trabalho científico “A prática gerencial em UBS do Distrito Sanitário Noroeste de BH: em busca da qualidade da assistência, no 3º Simpósio Mineiro de Enfermagem e 1º lugar- Prêmio Isaura Barbosa Lima- As contribuições da enfermeira na construção do trabalho em equipe no PSF- um estudo de caso, durante o 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, ABEn-Pr.

Em 2003, foi coordenadora de serviços técnicos especializados da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. Em 2004, consultora para desenvolvimento de projetos de desenvolvimento social, da Fundação Kellog

Em 2015, assumiu a diretoria da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Neste mesmo ano, recebeu a Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubistchek, do Governo do Estado de Minas Gerais e o Prêmio Anna Nery 2015, do Conselho Federal de Enfermagem.

Roseni Sena era casada com o professor Cid Velloso, reitor da UFMG na gestão 1986-1990 e diretor da Faculdade de Medicina da UFMG na gestão 1980-1982, que faleceu no último dia 9 de setembro.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG.

    Contador de visitas: 3.591 visualizações

    Veja também: