Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Ministro inaugura curso de saúde da família na UFMG


Publicado em: Notícias - 25 de Fevereiro de 2008

logo-agora.pngNo próximo dia 28 de fevereiro, quinta-feira, às 14 horas, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, profere a aula inaugural da primeira turma do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, na modalidade educação a distância.

O evento será fechado e acontece, das 14 às 15 horas, no Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), na Faculdade de Medicina da UFMG.

No mesmo horário, aberta ao público, a aula será transmitida para a sala 138, no primeiro andar da Faculdade, onde um telão foi instalado. Ela também será transmitida, via internet (streaming), para os oito Pólos Municipais de Apoio à Educação Superior, por meio dos quais os alunos do curso poderão interagir com o evento.

Mais tarde, às 16 horas, o ministro Temporão participa ainda da formatura das turmas Gama e Delta do curso de especialização em Saúde da Família, o BH-Vida, embrião do novo curso a distância. A formatura será no Grande Teatro do Dayrell Minas Hotel.

O curso
Segundo o vice-coordenador do Nescon, professor Edison José Corrêa, este será o primeiro curso de especialização a distância dirigido à formação de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que atuem em equipes de Saúde da Família em Minas Gerais.

“O objetivo é atender a demanda de capacitar e fixar os profissionais nas equipes de Saúde da Família”, explica Corrêa.

Financiado pelos ministérios da Saúde e da Educação/Universidade Aberta do Brasil e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o curso é ofertado na modalidade pós-graduação lato sensu.

Além de suporte técnico e científico a distância, também será oferecida orientação nos municípios-pólo (Tutoria Local). Os pólos estão instalados em Araçuaí, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba.

A primeira turma é formada por 400 alunos. Já no segundo semestre de 2008, serão ofertadas novas 400 vagas. Há ainda previsão de oferta de mais 400 outras vagas, o que totalizará 1.200 profissionais, até 2009.

HISTÓRICO
Em 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 20 anos de existência e o Programa de Saúde da Família (PSF) comemora 15 anos de implantação no Brasil. Hoje, mais de 27,3 mil equipes de Saúde da Família atendem 50% da população, garantindo assistência para 93 milhões de brasileiros.

A UFMG firmou-se como uma das principais instituições envolvidas na capacitação de profissionais para o SUS.

Desde a década de 80, o Nescon, Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG, realiza cursos de aperfeiçoamento e capacitação para Minas Gerais e diversos outros estados, tendo formado milhares de profissionais em dezenas de áreas da saúde pública.

A UFMG oferece o BH-Vida, desde 2001, como resultado de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o Ministério da Saúde e apoio da OPAS (Organização Panamericana de Saúde).

O BH-Vida forma também no dia 28, às 16h, com a presença do ministro da Saúde, as duas últimas turmas de profissionais de saúde, somando aproximadamente mil médicos e enfermeiros com certificação de especialista em Saúde da Família.

Em 2004 o curso também passou a ser oferecido no município de Ipatinga, nos mesmos moldes de Belo Horizonte, e foram formados cerca de 50 médicos e enfermeiros.

Mais informações: Site do curso

Redação: Zirlene Lemos – Jornalista

    Contador de visitas: 413 visualizações

    Veja também: