Em visita ao Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), em Belo Horizonte, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, elogiou o modelo humanizado de atenção na maternidade da instituição, que é administrada pela UFMG/Fundep, em parceria com os governos do estado e da capital. A visita ocorreu na sexta-feira, 1º de julho, na companhia do reitor Clélio Campolina.

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, o ministro ressaltou a importância da parceria entre os entes federativos para o atendimento aos pacientes do Hospital, além de anunciar novos projetos para a instituição.

O reitor Clélio Campolina, por sua vez, destacou a contribuição do Risoleta Neves para a formação dos estudantes de Medicina e falou sobre mudança, prevista para breve, no contrato de gestão, que passa a envolver a Prefeitura também na administração de recursos, além da assistência.

Durante a visita ao hospital – que contou também com o secretário estadual da Saúde, Antônio Jorge Marques, e o secretário de Saúde de BH, Marcelo Gouvêa Teixeira –, o ministro conheceu a experiência do hospital na construção das redes de assistência. O processo abrange ações como organização do atendimento de urgência e emergência do hospital como unidade de referência para o Eixo Norte da região metropolitana; o funcionamento do modelo humanizado de atenção na maternidade da instituição; o processo de horizontalização do cuidado ao paciente crítico; e o trabalho realizado na Unidade de Acidente Vascular Encefálico (AVE). O HRTN fica na rua das Gabirobas, 1, no bairro Laranjeiras.

Em Belo Horizonte, ainda segundo a reportagem da UFMG Educativa, Padilha anunciou ainda R$ 220 milhões em investimentos a serem aplicados nos municípios da Grande BH em dois programas: expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Rede Cegonha, lançada pela presidenta Dilma Rousseff para garantir atendimento humanizado a gestantes. Ele inaugurou ainda 29 novos leitos na Santa Casa de BH como parte do projeto Mil Leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

(Com Centro de Comunicação da UFMG)