Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O Encuentro de Universidades Latino-Americanas, realizado entre 10 e 12 de abril em Mar Del Plata, Argentina, contou com a participação de professores da Medicina e da UFMG, entre representantes de 30 paises da América Latina.

O professor Edison Corrêa, vice-coordenador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) proferiu a conferência de abertura, que teve como tema “Compromiso social universitario: sistematizacion política y gestão”.

Segundo o professor Edison, a política das universidades tem de estar comprometida com as políticas governamentais em todos os níveis, para consolidar as ações de extensão assistenciais.

“A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que, articulado ao ensino e à investigação de forma indissolúvel, amplia a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade”, resume.

As professoras Maria do Carmo Barros de Melo (PED) e Rosália Morais Torres (CLM), e Salime Hadad e Renata Trad do projeto “BH Telessaúde – Sistema Gestão Saúde em Rede”, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, apresentaram quatro temas livres referentes à Telessaúde.

A professora Paula Cambraia, pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, apresentou dois trabalhos. O IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária acontece no segundo semestre deste ano, em Brasília. Em novembro de 2009, será a vez do X Congresso Ibero-americano de Extensão Universitária, no Uruguai.

    Contador de visitas: 376 visualizações

    Veja também: