Faculdade de Medicina da UFMG

Extensão

Os programas de extensão desenvolvidos pela Faculdade de Medicina da UFMG visam à interação educativa, cultural e científica entre Universidade e sociedade.

É uma relação que permite aos estudantes a elaboração da práxis do conhecimento acadêmico, por meio do trabalho interdisciplinar fundamentado no contato com a realidade brasileira e regional.  A comunidade, por sua vez, participa, efetivamente, desse processo e pode interferir na atuação da Universidade.

No ano de 2013, o Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG, CenexMed, realizou 395 atividades como, desenvolvimento de projetos, eventos, cursos, programas e prestação de serviços.

Pesquisa

Desde a sua fundação a Faculdade de Medicina da UFMG despontou como local para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e, nos últimos anos, o número de linhas e grupos de pesquisa apresenta aumento significativo.

Atualmente, as áreas de concentração das linhas de pesquisa são Doenças Infecciosas e Parasitárias; Patologia Médica Comparada; Epidemiologia; Gestão dos Serviços de Saúde do Trabalhador; Clínica Médica; Ginecologia; Medicina Fetal e Obstetrícia; Neurociências; Saúde da Criança e do Adolescente; Microbiologia do Aparelho Digestivo; Promoção da Saúde e Prevenção da Violência , Genômica e Medicina Molecular.

A instituição conta também com mais de 30 laboratórios para realização de pesquisas e aulas.