Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Medicina integra Observatório do Milênio


Publicado em: Notícias - 18 de novembro de 2008

A Faculdade de Medicina, por meio da Osubh, Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte, irá atuar no Observatório do Milênio (OM), organismo que será lançado na próxima quinta-feira, dia 20 de novembro, na capital mineira.

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado de Minas Gerais, Universidades e outras instituições, o OM foi criado para monitorar e acompanhar o cumprimento, em Belo Horizonte, dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, os ODM.

“Belo Horizonte é uma das cidades que se comprometeram a realizar ações para alcançar os objetivos do milênio”, observa o professor Fernando Proeitti, do Departamento de Medicina Preventiva e um dos coordenadores do Osubh.

Agora, com o observatório multicêntrico, “teremos uma atuação integrada ao que já vem sendo feito, o que deve auxiliar nesse trabalho”, analisa Fernando, mostrando a complexidade da iniciativa.

A Osubh, que desenvolve estudos relacionados à saúde nas metrópoles, será uma das instituições que irão acompanhar a área da saúde. A equipe irá avaliar, por exemplo, a ocorrência de doenças como a dengue e a leishmaniose.

Objetivos
Em 2000, em Nova York, nos Estados Unidos, 189 países firmaram um pacto para a erradicação da fome e pobreza até o ano de 2015.

Para isso, foram estabelecidos os “Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, ODM, com metas relacionadas às áreas de saúde, meio ambiente, distribuição de renda, educação, entre outras.

Em dezembro de 2007, foi constituída a Rede de Cooperação Local ODM América Latina & Caribe.

A idéia, com isso, é trocar experiências e informações que possam contribuir para o alcance dos oito objetivos. Belo Horizonte e outras 13 cidades participam dessa Rede.

Conheça os Objetivos do Milênio

1 Erradicar a extrema pobreza e a fome
2 Educação básica de qualidade para todos
3 Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 Reduzir a mortalidade infantil
5 Melhorar a saúde das gestantes
6 Combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças
7 Garantir a sustentabilidade ambiental
8 Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

SERVIÇO
Lançamento do Observatório do Milênio
Data: 20 de novembro de 2008 – Quinta-feira
Horário: 10 horas
Local: Auditório Juscelino Kubitschek – Espaço Municipal – Prefeitura de Belo Horizonte
Avenida Afonso Pena 1.212 – 1º andar – Centro. BH. MG.

Leia mais
Osubh
Rede ODM

Redação: Larissa Nunes – Estudante de Jornalismo

    Contador de visitas: 425 visualizações

    Veja também: