Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Medicina é premiada em Fórum de Pesquisa em Cirurgia


Publicado em: Notícias - 23 de novembro de 2010

O professor Andy Petroianu é um dos autores do trabalho premiado

O estudo de três professores da Faculdade de Medicina da UFMG recebeu o prêmio “Ruy Ferreira Santos”, como o melhor trabalho de aplicabilidade clínica apresentado no Fórum de Pesquisa em Cirurgia, no último dia 10 de novembro, no Rio de Janeiro. Além do estudo premiado, a Faculdade de Medicina também foi reconhecida como a instituição com a maior e mais relevante produção científica na área, nos últimos 25 anos.

O trabalho intitulado “Estudo Morfológico, funcional e gestacional de reimplante ou transplante homógeno ortotópicos de ovários íntegros e fatiados em coelhas” foi realizado pelos professores Andy Petroianu e Luiz Ronaldo Alberti, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG (CIR), e Leonardo de Souza Vasconcelos, do Departamento de Propedêutica Complementar (PRO).

“Realizamos transplantes de ovários de uma coelha para a outra e pudemos perceber que os órgãos funcionavam bem: conseguiam produzir hormônios e até gerar filhotes”, explica Andy Petroianu.

Já a apresentação do estudo no Fórum foi feita por uma estudante: a aluna Júlia Meirelles de Almeida. Petroianu conta que esta já é uma prática habitual do professor. “Sempre peço para um aluno apresentar trabalhos científicos. Acredito que este é um estímulo para o estudante aprender a apresentar estudos e responder questões, num grande fórum. É uma forma de desenvolver o contato dos alunos com a pesquisa”, argumenta.

Leia também: UFMG recebe prêmio no XXV Fórum de Pesquisa em Cirurgia

    Contador de visitas: 167 visualizações

    Veja também: