Medicina e PBH formalizam convênio para observatório


Publicado em: Notícias - 10 de dezembro de 2013

A Faculdade de Medicina da UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) formalizaram nessa segunda-feira, 9, a assinatura do convênio que viabilizou a criação do Observatório em Saúde do Trabalhador, vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva e Social.

IMG_5262

Anthero Drumond Júnior, da Gerência da Saúde do Trabalhador e o vice-diretor da Faculdade, Tarcizo Nunes. Foto: Bruna Carvalho

O Observatório em Saúde do Trabalhador, que já funciona no sétimo andar da Unidade, se propõe a analisar indicadores, identificando problemas, tendências e subsídios para tomadas de decisão a partir de acompanhamento e monitoramento  da situação da saúde do trabalhador em BH.

Segundo o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social e coordenador do Observatório, Tarcísio Pinheiro, o convênio já havia sido assinado em outubro, porém faltava a formalização, juntamente com a inauguração do espaço físico do Observatório. “Hoje é um dia muito especial, pois estamos celebrando o termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de BH e a Faculdade de Medicina. Esse convênio é muito importante do ponto de vista de ensino, pesquisa e extensão”, explica.

A assinatura oficial contou com a presença do vice-diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Afonso Nunes, do chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Antônio Leite, do professor Horácio Pereira de Faria, além de representantes da Gerência da Saúde do Trabalhador da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

Tarcizo Nunes enalteceu a importância de convênios com outras instituições. “Nós somos uma universidade pública e temos obrigação de dar uma retribuição para as pessoas. Esses convênios com outras instituições são uma forma de dar um retorno. A Faculdade continua aberta sempre, incondicionalmente, para aquilo que for pertinente à escola”, explica.

Representando a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, o gerente da Saúde do Trabalhador, Anthero Drumond Júnior, explicou a importância da parceria. “Estamos juntando o saber da academia com o conhecimento que a gente vai acumulando no dia a dia de serviço. É isso que queremos: aprender um com o outro para melhorar as condições da saúde do trabalhador do nosso município”, comenta.

Leia mais sobre o Observatório em Saúde do Trabalhador

    Contador de visitas: 266 visualizações

    Veja também: