Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Medicina acumula mais de 400 convênios e parceiras


Publicado em: AdministrativasInternas - 9 de julho de 2015

Experiências práticas em estágios, internatos e projetos de extensão e pesquisa são parte fundamental da formação dos alunos da graduação. É na Gerência de Convênios da Faculdade de Medicina da UFMG que estas parcerias são idealizadas e formalizadas. Atualmente, mais de 400 convênios e instrumentos congêneres estão ativos em parcerias e financiamentos de diversos tipos.

Desde o início de suas atividades, em 1994, a Gerência de Convênios busca concentrar a gestão das parcerias e contratos que contribuem para a atuação e construção de conhecimento em órgãos externos à UFMG. Cléverson de Oliveira Pena, gerente de Convênios da Faculdade de Medicina da UFMG, explica que até 2013, a média de financiamento por ano atingiu 50 milhões de reais. Ele explica o aumento das parcerias na última década: “Em 2006, conseguimos formalizar convênios com o Ministério da Saúde, quando conseguimos um volume maior de recursos para projetos de ensino, pesquisa e extensão. Ao mesmo tempo, ampliamos as parcerias com as secretariais estadual e municipal, que nos permitiu manter ampliar os projetos existentes e criar novos”.

A maior parte dos projetos da Faculdade de Medicina acontece por meio dos núcleos de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), além de iniciativas de professores parceiros. O principal objetivo dos projetos é que o conhecimento gerado pela ação nos convênios seja levado à sala de aula. Para Cleverson, Aumentar ao aprendizado e conhecimento produzido influencia não apenas a formação dos participantes de cada projeto, mas todo corpo de docentes e discentes.

Para o futuro, a previsão é que o ritmo de crescimento se mantenha. A maior parte dos projetos é de longa duração e a conclusão de alguns abre caminho para que novas atividades aconteçam. “A intenção é fazer parcerias com as fundações de apoio para que outros professores se tornem coordenadores de projetos internos da Faculdade. Temos mais de 100 professores recém-contratados para quem vamos apresentar os convênios e as oportunidades. Nossa intenção é que novos projetos sejam criado e as fontes de financiamento sejam diversificadas”, conclui Cléverson. Desde 2013, parcerias com os Ministérios da Justiça e do Planejamento já foram celebradas e contatos com outras fontes já estão em andamento.

A Gerência de Convênios fica na sala 69, térreo da Faculdade de Medicina da UFMG. fica na Avenida Alfredo Balena, nº 190, sala 69. O telefone para contato é o 3409 9693.

    Contador de visitas: 579 visualizações

    Veja também: