Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Medicina abre semana dos povos indígenas da UFMG


Publicado em: AgendaExternas - 6 de Maio de 2015

Nesta quinta-feira, 7 de maio, acontece na Faculdade de Medicina a abertura da “II Semana dos Povos Indígenas na UFMG”, com a mesa redonda “Saúde Indígena: Atuais Desafios”, às 15h, no Auditório Amilcar Viana.

Para o debate, a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade e coordenadora do Colegiado do Curso de Medicina, Alamanda Kfoury Pereira, vai discutir a importância dos alunos indígenas para a faculdade. Convidados também vão abordar o alcoolismo nestas comunidades e a terapia comunitária do uso do álcool e outras drogas.

Organizado por estudantes indígenas da UFMG, o evento, com atividades também no dia 8 de maio, busca divulgar a cultura destes povos e trazer à universidade a oportunidade de interação e troca de conhecimento. “Será importante para fortalecer a luta dessas comunidades e discutir a formação de profissionais que vão atuar nelas”, explica a estudante indígena e uma das organizadoras da Semana, Amaynara Silva Souza.

Além das mesas redondas, que abordarão temas atuais relevantes para os povos indígenas, a programação inclui a exposição de artesanatos e oficinas de pinturas corporais do povo Pataxó, Xakriabá, Tupinikim, dentre outros.

Confira a programação:

7 de maio

Mesa-redonda: “Saúde indígena: atuais desafios

Horário: 15h às 17h

Local: Sala 34 -Auditório Amílcar Vianna, Faculdade de Medicina.
8 de maio

Mesa-redonda:  Territorialidade X Pec 215

Horário: 8h30 às 11h

Local: Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), Campus Pampulha.

 

Mesa-redonda: Lugar de “índio” também é na universidade

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório da Reitoria, Campus Pampulha.

 

 

    Contador de visitas: 337 visualizações

    Veja também: