Notícias Externas

MedCine ilustra conduta e tolerância às diferenças


Publicado em: AgendaExternas - 10 de abril de 2015

Cartaz_Medcine_Abril2No mês de abril, o projeto MedCine exibe o filme “A excêntrica família de Antonia”. A sessão, que será no dia 29, às 18h15, na sala Amílcar Vianna, 62, térreo da Faculdade de Medicina, será gratuita e aberta ao público geral. Após a exibição, o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social, corresponsável pela disciplina Seminários de Bioética e membro do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), Itamar Sardinha, conduzirá um debate sobre o filme.

Segundo o professor, o filme segue a temática escolhida pelo projeto para este semestre, e deve tratar o respeito às diferenças, às pessoas, e as formas de lidar com essas questões. “É um filme que atende a todos, que pode ser visto de diversas formas. Antes de tratarmos as diferenças, precisamos falar sobre o que as pessoas têm em comum pelo fato de viver”, completou.

O filme se passa após a Segunda Guerra Mundial, quando a personagem principal, Antonia, volta à sua pequena vila natal, na Holanda, dando início a uma saga de gerações de mulheres independentes. A narrativa, às vezes fantasiosa, ilustra diferenças no modo de viver e morrer, e as formas de se relacionar com as diferenças entre as pessoas. Desse painel, emerge o que se tem de inescapável e comum: a vida. O longa venceu a categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar, em 1996.

 

MedCine
As sessões do MedCine ocorrem sempre na última quarta-feira de cada mês. As exibições são gratuitas e abertas ao público interessado. O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Contador de visitas: 734 visualizações

    Veja também: