*Atualizada às 9h45 de 5 de agosto de 2014

O MedCine irá exibir, em edição especial, o documentário Outro Sertão, das diretoras Soraia Vilela e Adriana Jacobsen, no dia 6 de agosto, às 18h, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro). A sessão de cinema seguida de debate é aberta ao público em geral, com participação gratuita. Os ingressos podem ser retirados a partir das 18h30 no local.

Ganhador do Prêmio Especial do Júri, no 46o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2013, o filme mostra o período que João Guimarães Rosa passou na Alemanha em meio ao nazismo. O escritor, na época vice-cônsul de Hamburgo, promoveu a fuga de judeus para o Brasil, salvando-os da insistente perseguição nazista. O documentário traz depoimentos de judeus que foram ajudados por Guimarães Rosa, além de impressões do próprio escritor que revelam novos aspectos de sua obra e biografia.

“O filme, que não foi exibido em cinemas comerciais e tem circulado basicamente em festivais, foi escolhido no intuito de oferecer ao público uma perspectiva mais artística, fugindo ao padrão do MedCine, que costuma exibir filmes com um conteúdo mais didático”, diz o professor Itamar Sardinha, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade.

A mesa de debates após a sessão do MedCine será composta por Soraia Vilela, diretora do filme, Ethel Mizrahy, historiadora do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG; Eneida Maria de Souza, professora da Faculdade de Letras da UFMG e Victor da Rosa, jornalista e crítico de cinema.

A exibição do documentário está inserida na programação da mostra Estéticas do Contemporâneo Especial, do Cine Humberto Mauro.

 

MedCine
O projeto é realizado sempre na última quarta-feira do mês, na Faculdade de Medicina da UFMG. Excepcionalmente, em agosto, serão duas exibições. Além do documentário Outro Sertão, haverá a sessão tradicional, na última semana na Unidade, e as informações serão divulgadas em breve. A realização do MedCine é do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Contador de visitas: 530 visualizações

    Veja também: