Mais de 40 equipes de PSF se formam na Medicina


Publicado em: Notícias - 3 de novembro de 2008

 

Aconteceu hoje à tarde, na Faculdade de Medicina da UFMG, com a presença do secretário de municipal saúde Helvécio Miranda Magalhães Júnior, a solenidade de conclusão da segunda turma do “Curso a Distância para Equipes Multiprofissionais de Saúde da Família”.

Dentro da proposta “Abordagem das Doenças Crônicas não Transmissíveis”, buscando ainda aprimorar a organização da Atenção Primária e a educação em saúde, 45 equipes, cerca de 245 profissionais –  médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde, foram capacitadas. Até 2010 está prevista a capacitação de outras 120 equipes. Em julho de 2007 ocorreu a conclusão da primeira turma, composta por 15 equipes.

Na avaliação do médico Warley Aguiar Simões, da Regional Noroeste, concluinte do curso, a iniciativa é um sucesso. “A abordagem do processo de trabalho em equipe, considerando as habilidades de cada membro, é uma experiência sensacional para o gerenciamento. As pessoas passaram a se interessar, por exemplo, por aspectos antropológicos. Muito bom!”, valoriza, observando que não esperava resultado tão positivo de um curso a distância: “O computador parece ser algo tão frio …”

Coordenado cientificamente pela professora Sandhi Maria Barreto, do Departamento de Saúde Preventiva e Social, também coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFMG, o projeto surgiu a partir do “Saúde para Todos na América Latina”, financiado pela União Européia e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Do corpo de instrutores participam quatro médicos e 16 estudantes do 9º e do 10º períodos da Medicina da UFMG.

 

Redação: Marcus Vinicius dos Santos – Jornalista

 

 

    Contador de visitas: 102 visualizações

    Veja também: