Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Hoje, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, importante tema a ser discutido no âmbito da Saúde Mental. Entrando nessa discussão o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG, disponibiliza em sua Biblioteca Virtual o livro Saúde Mental, de autoria dos professores Alexandre de Araújo Pereira (Fhemig) e Paula Cambraia de Mendonça Vianna (UFMG).

O livro está dividido nas seguintes seções: 1) A construção histórica, política cultural da doença mental no Brasil; 2) A atenção em saúde mental – o cuidado e a clínica e 3) Casos Clínicos, que abrangem desde o histórico e modelo de atenção em saúde mental, passando pelo cuidado e diretrizes, até chegar em exemplos de casos.

Concebido como módulo do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF), que atualmente capacita em torno de 1.200 cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos que atuam na estratégia de saúde da família , o livro é ofertado como disciplina optativa da grade curricular do curso. Oferecido pelo Programa Ágora, o material é financiado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está disponível em pdf na Biblioteca Digital do Nescon.

Sobre os autores

Alexandre de Araújo Pereira
Médico pela Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em Psiquiatria pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Mestre em Educação Médica pela Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba. Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Alfenas/Belo Horizonte. Coordenador de Saúde Mental de Sobral – CE (2001-2004). Referência Técnica de Saúde Mental de Betim (2006–2008) e consultor em saúde mental e atenção primária.

Paula Cambraia de Mendonça Vianna
Enfermeira. Docente da Escola de Enfermagem da UFMG. Especialista em Saúde Mental. Doutora em Enfermagem. Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFMG (2006-2010). Coordenadora do Curso de Educação Profissional (PROFAE) da Escola de Enfermagem da UFMG.

Redação: Comunicação Nescon
(31) 3409 9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br

    Contador de visitas: 276 visualizações

    Veja também: