Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O final de semana foi de trabalho para os membros da Liga Acadêmica de Patologia da UFMG (Lapa-UFMG). No domingo, 3 de junho, 22 estudantes de medicina, membros da Liga, realizaram campanha de controle do câncer de colo do útero e de mama na cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte.

Em uma tenda montada no bairro Casa Branca, os estudantes fizeram medição de pressão arterial e mini palestras para o público. Um grupo de estudantes também realizou a busca ativa das mulheres, saindo pelas ruas e convidando as moradoras a participar do evento, além de dar informações sobre os dois tipos de câncer com maior incidência entre as mulheres, excluídos os tumores de pele.

Thiago Rodrigo, membro da Liga, explica que a iniciativa foi da própria Lapa, e prontamente apoiada pela prefeitura municipal da cidade. “Apresentamos o projeto e a prefeitura de Brumadinho nos apoiou desde o início, cedendo a estrutura e ajudando a divulgar a ação por meio de faixas e carros de som”, conta o estudante. A Lapa conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que cedeu panfletos e material educativo para a campanha.

De acordo com Thiago, o objetivo da iniciativa foi conscientizar as mulheres sobre como e onde buscar assistência médica, sobretudo na rede pública, para que sejam realizados os procedimentos de prevenção contra o câncer. “Essa foi a segunda campanha promovida pela Lapa”, conta Thiago, lembrando da ação realizada no Parque Municipal de Belo Horizonte em 2010, “e pretendemos realizar a iniciativa mais vezes e, se possível, levar a outros municípios”, espera o estudante.

    Contador de visitas: 97 visualizações

    Veja também: