Liga acadêmica promove palestra sobre talassemia


Publicado em: Agenda - 30 de abril de 2013

A Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia da UFMG e a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) promovem a palestra “Talassemia: o que todos devem saber”, no dia 14 de maio, às 18h, na sala 224 da Faculdade de Medicina.

Os palestrantes convidados são o professor Marcos Borato, diretor acadêmico do Nupad, que falará sobre os aspectos genéticos e fisiopatológicos da doença; a médica da Fundação Hemominas, Priscila Cezarino, que abordará os aspectos clínicos e terapêuticos; e o representante da Abrasta, Eduardo Fróes, que apresentará a visão do paciente.

A palestra é aberta a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição prévia.

Talassemias

As talassemias são doenças do sangue, hereditárias, provocadas pela produção insuficiente de hemoglobina – proteína presente nos glóbulos vermelhos, responsável pelo transporte de oxigênio para as células. Dependendo da gravidade, o portador pode precisar de transfusões de sangue e até mesmo de um transplante de medula. Estima-se que uma em cada vinte pessoas no mundo possua alguma forma de talassemia, na maioria das vezes de grau leve.

 

    Contador de visitas: 188 visualizações

    Veja também: