Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Jornada debate sobre maternidade e o uso de drogas


Publicado em: AgendaExternas - 29 de novembro de 2016

O Centro Regional de Referência Ateliê Intervalo de Redução de Danos, que tem como objetivo abordar as questões dos sujeitos em relação às drogas, realiza a sua segunda jornada, com o tema “Mães órfãs: destituição de maternidades e legitimação da biopolítica.” O evento, que acontece nos dias 1º e 2 de dezembro, será aberto no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, às 18h.

“A jornada articula as questões entre saúde e direito, para discutir, principalmente, a prática da retirada compulsória dos bebês de mães que fazem uso de droga”, explica uma das coordenadoras do evento e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Cristiane de Freitas Cunha.

A Conferência de Abertura será realizada pelo psiquiatra colombiano Mario Elkin Ramírez, professor titular do Departamento de Psicanálise da Universidade de Antioquia, que vai discutir a relação entre os sujeitos e as drogas.

O segundo dia da Jornada será realizado no Auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde será discutida, entre outros temas, a relação entre a rede de saúde, as mães órfãs e a norma jurídica.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas por meio do e-mail atelieintervalocrr@gmail.com.

 O Ateliê

O Centro Regional de Referência Ateliê Intervalo de Redução de Danos é um projeto associado ao Núcleo de Promoção da Saúde e da Paz e ao Mestrado Profissional de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Contador de visitas: 357 visualizações

    Veja também: