Jornada de Saúde Mental completa 10 edições


Publicado em: Notícias - 9 de outubro de 2013

A Jornada Acadêmica de Saúde Mental (Jasme), que começou na segunda-feira, 7, e termina nesta quarta, 9 de outubro, chega à sua décima edição em 2013. Desde que foi criado, o evento colaborou para o aprofundamento do debate de assuntos relacionados à saúde mental, para uma formação mais qualificada dos profissionais da saúde, além de divulgar trabalhos científicos da área. As atividades incluíram apresentação de pôsteres e temas orientados, além de palestras com professores e psiquiatras conceituados.

Jasme2

O presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, Maurício Leão, foi um dos palestrantes da jornada. Foto: Ana Luiza Murta

“A Jornada contribui para disseminar a saúde mental como uma questão de saúde pública, e torná-la presente no currículo em todas as especialidades médicas. Entender a saúde mental é entender o ser humano”, afirma a professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenadora da Jasme desde a primeira edição, Tatiana Mourão.

Segundo ela, a jornada tem despertado um interesse crescente. “É uma oportunidade de amadurecimento para os grupos de alunos que organizam a Jasme com recursos modestos, e amadurecimento científico para os que apresentam os temas”, afirma.

O chefe do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG (SAM), Humberto Correa, destaca a atualidade das discussões. “Os temas de saúde mental viraram epidemias na medicina, como depressão e dependência química. A demanda é sempre muito grande, mesmo sendo um tema ainda pouco privilegiado no currículo médico”, avalia.

Jasme1

Organizadores da Jornada. Foto: Ana Luiza Murta

Pelo quarto ano consecutivo, o evento é realizado por meio de parceria entre a Faculdade de Medicina da UFMG e a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Na edição de 2013, o auditório que sediou o evento foi cedido pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais

A cerimônia de abertura, no dia 7, contou com a participação do vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Nunes, da chefe do Colegiado do Curso de Medicina,  Alamanda Kfoury Pereira,  e dos professores SAM, Cíntia Fusikawa e Arthur Kummer, que também atuaram na coordenação da Jasme.

 

    Contador de visitas: 357 visualizações

    Veja também: