Jornada de anatomia mobiliza 350 estudantes


Publicado em: Notícias - 14 de junho de 2007

alunos-lotam-a-janp-media.jpgA quarta edição da Jornada Acadêmica de Anatomia Aplicada (JANP) se encerra hoje, quinta. Envolvendo cerca de 350 alunos, está entre as maiores de Minas Gerais, segundo o professor Leonardo Bordoni (FASEH). Bordoni é sub-coordenador docente do evento, ao lado do professor Humberto José Alves, da UFMG. A JANP é organizada por estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH), com o apoio dos professores da disciplina e das Coordenações das Instituições.

Numa jornada acadêmica, os estudantes apresentam trabalhos científicos. A estudante Marcela Sena Braga, do 2° ano de Medicina da Ciências Médicas, conta que aprende coisas que não veria na sala de aula. “Os temas livres são autênticos, permitem aos alunos falar de coisas que os professores não ensinam”, afirma. Além disso, “a participação numa jornada tem o benefício de instigar o aluno a pesquisar, e prepará-lo para ser submetido a critérios de uma banca avaliadora”. O exercício de apresentação de trabalhos ainda ajuda na desinibição, lembra. “É uma experiência de vida”.

alunos-da-memoria-menor.jpgMoacir Rodrigues (à direita na foto), aluno da Faculdade de Medicina da UFMG, apresentou na noite de quarta-feira, 13 de junho, o trabalho Anatomia Aplicada da Memória. Ele expôs que o fato de prestar atenção provoca alterações celulares que desenvolvem sinapses melhores, e por isso ajudam a memorizar. “Todo aluno deve participar de jornadas”, afirma, “embora seja uma rotina árdua, e consuma madrugadas fazendo pesquisa e arrumando slides”.

O professor Bordoni diz que alunos e professores participam de todas as atividades da Jornada – não há nada que envolva só um dos grupos.  Por exemplo, alunos participam das bancas, que selecionam dois meses antes do evento os trabalhos que serão apresentados. “Este ano tivemos 56 trabalhos disputando as 20 vagas”, relata. “A JANP se diferencia de outras jornadas pelo tamanho e pelo esmero na organização”, completa. Ela também é acessível, diz, por ser voltada para alunos do 1° ao 3° ano de Medicina de várias faculdades.

Confira a programação.

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
Redação e fotos: Cedê Silva – estudante de Jornalismo
(31) 3248 9651 – divulga@medicina.ufmg.br

    Contador de visitas: 602 visualizações

    Veja também: