Notícias Internas

Instituições abrem edital para reunir iniciativas em Educação na Saúde


Publicado em: InternasOportunidades - 20 de setembro de 2017

Para mapear as práticas de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelos atores do Sistema Único de Saúde (SUS) nos territórios, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde(DEGES/SGTES),  e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) lançaram o Edital do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde.

O objetivo é conhecer as inovações e as experiências exitosas que potencializam a formação e a qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, melhorando o processo de trabalho em saúde no SUS.

“Percebemos que o conhecimento proporcionado pela estratégia dos Laboratórios de Inovação contribui para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Saúde, promovendo uma interlocução mais próxima do Ministério da Saúde  com os profissionais  que estão no território”, destaca a Diretora do Departamento de Educação e Gestão na Saúde, Claudia Brandão.

“Acredito que a estratégia dos Laboratórios de Inovação representa uma excelente oportunidade de contribuir com este momento de discussão da atualização da Política de Educação Permanente em Saúde. O LI de Educação em Saúde é a primeira experiência das Américas neste campo, apresentando também importância transversal dentro dos sistemas de saúde, tanto no processo formativo como na prática profissional, buscando sempre atender as necessidades de saúde da população”, reflete a coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da Opas,  Monica Padilha.

Edital
O edital prevê três eixos temáticos para a inscrição das experiências: Integração ensino-serviço-comunidade; Educação e práticas interprofissionais e Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde. Podem participar do processo, experiências desenvolvidas no âmbito do SUS, mensuráveis e comprováveis por indicadores apresentados na candidatura à participação no Laboratório de Inovação. Inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de novembro por meio de formulário eletrônico disponível no Edital.

As inscrições serão analisadas por uma Comissão de Avaliação integrada por representantes da OPAS, do Ministério da Saúde e por expertos convidados. As práticas selecionadas para compor o Laboratório de Inovação serão sistematizadas pela equipe que conhecerão os resultados do projeto in loco, assim como, todos os atores envolvidos. O Ministério da Saúde e a OPAS entregarão um certificado de reconhecimento dos projetos em cerimônia pública, a ser realizada no encerramento da iniciativa. As experiências também serão sistematizadas e publicadas na Série Técnica NavegadorSUS, além de serem divulgadas pelos veículos de comunicação do governo, da Portal da Inovação na Gestão do SUS e de parceiros.

Acesse o Edital do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde.

Redação: Portal da Saúde – Ministério da Saúde

    Contador de visitas: 322 visualizações

    Veja também: