Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Inovação produzida em Minas será mostrada de hoje até domingo


Publicado em: AgendaExternas - 15 de setembro de 2017

Projeto de professora da pediatria é um dos seis desenvolvidos na UFMG

Quarenta projetos de universidades, centros de pesquisa e empresas sediadas no estado começam a ser apresentados nesta sexta-feira, dia 15, na Mostra Inova Minas, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Dentre as iniciativas, está a pesquisa coordenada pela professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana, “Posição canguru em recém-nascidos menores de 32 semanas de idade gestacional, prevalência do aleitamento materno, relação mãe e filho e desenvolvimento neuropsicomotor”. A pesquisa, segundo a professora, responde dúvidas como relativas ao método canguru.

Outras cinco iniciativas da Mostra são desenvolvidas na UFMG e envolvem estudos relacionados a diabetes, solidão, acesso à justiça e reabilitação de idosos com sequelas de hanseníase.

Os cinco melhores projetos, escolhidos por júri e pelos visitantes, receberão mentoria para negócios e participarão da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), que será realizada em Belo Horizonte de 31 de outubro a 5 de novembro.

A programação do evento, que vai até domingo, dia 17, também prevê o lançamento do Portal Periódicos para Minas Gerais, plataforma digital de acesso aberto a mais de 300 revistas científicas, 64 delas da UFMG.

Oficinas gastronômicas, simulação de realidade virtual, campeonatos de programação, lançamento de livro digital sobre divulgação científica e sessões do Museu Ponto UFMG são outras atividades do evento, que ficarão espalhadas, durante os três dias, em ambientes abertos da Praça da Liberdade e nos prédios do Memorial Minas Gerais Vale, do Museu de Minas e do Metal Gerdau, do Espaço do Conhecimento UFMG e do Hub Minas Digital  – antigo edifício Rainha da Sucata.

Um panorama sobre o evento pode ser lido em matéria publicada pela Fapemig.

Leia também: Método Canguru envolve rede de cuidados com o recém-nascido

Redação: com Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 173 visualizações

    Veja também: