O Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG (PIC Jr.), criado para propiciar a estudantes do ensino médio e profissional a oportunidade de participar de atividades de pesquisa na Instituição, está com inscrições abertas até o dia 1º de fevereiro.  A iniciativa é um incentivo aos professores para receber alunos do ensino médio em seus grupos de pesquisa, tendo em vista, principalmente, os relatos da edição anterior sobre o sucesso da parceria proposta pelo programa.

O projeto contempla alunos do ensino fundamental, médio e de educação profissional de escolas públicas que queiram atuar em atividades de pesquisa em Entidades Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ECTIs) mineiras. Para isso, são orientados por professores universitários.  De acordo com a professora Cristiane de Freitas Cunha, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, apesar de menos comum, a relação e o convívio de alunos do ensino médio com professores do ensino superior pode ser compensadora para ambos os lados.

No ano passado, ela participou do projeto orientando duas alunas do ensino médio e afirma ser uma ação muito importante, não apenas para o aluno. “É uma via de mão dupla. As alunas que participaram comigo ajudaram muito, me proporcionando um aprendizado muito grande. Para elas, vejo como algo muito positivo entrar no ambiente da universidade e, principalmente, no campo da pesquisa”, defende.

Clarice Costa, orientanda da professora Cristiane no projeto “Mapeamento da rede de atenção ao adolescente”, também se refere à experiência como algo benéfico. “Esse projeto tem grande relevância acadêmica por ter sido meu primeiro contato com a UFMG como estudante do ensino médio, além de estar tendo a oportunidade de trabalhar com ótimos profissionais da área da psicologia, medicina e psicanálise”, conta.

Kimberly Pacheco, aluna que também participou do programa, acrescenta que o trabalho a fez crescer muito. “Com as diversas solicitações de artigos, fomos expostas a uma nova linguagem e novas referências de conhecimento. Além disso, ter no currículo uma atividade bem executada na Faculdade de Medicina me ajudará ainda mais a conseguir uma boa qualificação. Foi uma experiência maravilhosa”, relata.,

O programa

O Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG (PIC Jr.) é coordenado pelo Colégio Técnico (Coltec), em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). A iniciativa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Outras informações estão disponíveis no edital e  podem ser obtidas pelo e-mail comissaopicjr@gmail.com e pelos telefones (31) 3409-4978 e 3409-4971.

    Contador de visitas: 494 visualizações

    Veja também: