Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Na próxima segunda-feira, 12 de março, a Faculdade de Medicina da UFMG irá realizar o Lançamento da Campanha de Eficiência Energética e das Obras do Laboratório de Simulação (Labsim), além da inauguração do Espaço Avas21 e do Estúdio do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes). O encontro será às 10h, na sala 526, 5º andar da Unidade.

Irão participar da inauguração, o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez; a vice-reitora, Sandra Goulart Almeida; o diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Afonso Nunes; o vice-diretor da Unidade, Humberto José Alves; a Diretoria e a equipe técnica da Cemig.

Durante o encontro, será realizado o lançamento das obras do Labsim, que já estão acontecendo no 3º andar da Faculdade. O espaço, de 1.380 m², conta com um mini-auditório para 100 pessoas, uma enfermaria, 15 salas/consultórios, e quatro salas de simulação com debriefing, local que o estudante simula um atendimento e é avaliado pelo professor. O espaço conta, também, com almoxarifado, salas de secretaria e coordenação, banheiros e vestiários, além de um terraço para treinamento. O acesso ao novo andar será feito pelo elevador e também por duas escadas.

Atualmente, o objetivo do Labsim é criar ações envolvendo a simulação em saúde, em computadores e manequins, para auxiliar estudantes na aquisição de habilidades e desenvolvimento de competências durante o atendimento médico. De acordo com a coordenadora do Laboratório de Simulação, Maria do Carmo Barros de Melo, o Labsim já conta com manequins semi-robotizados que podem ser mais bem utilizados pelos alunos de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia da Faculdade. “O atual laboratório não permite que algumas atividades sejam desenvolvidas. Esse novo espaço vai contribuir para uma melhor utilização do Laboratório de Simulação e melhorar a aquisição de competência de todos os alunos vinculados”, explica. A previsão é que a obra seja finalizada em 2019, com duração de um ano e quatro meses.

Na ocasião, também será lançada a Campanha de Eficiência Energética da Faculdade de Medicina, que irá orientar professores, funcionários e alunos sobre as ações de racionalização do uso de energia na Unidade. O Projeto de Eficiência Energética compreende a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes comuns da Faculdade e da Biblioteca J. Baeta, no campus Saúde, por lâmpadas do tipo led, mais econômicas. Além disso, também está sendo realizada a montagem do novo telhado para instalação de usina fotovoltaica, com painéis de energia solar, que deixará a Biblioteca autossustentável.

Inaugurações

O Espaço Avas21 será uma das inaugurações da próxima segunda-feira. A sala, localizada no 6º andar da Unidade, conta com uma tela interativa, além de ser um espaço para projeções, reuniões e realizações das atividades do projeto de extensão Ambiente Virtual de Aprendizado em Saúde do Século 21.

Para a coordenadora do Avas21 e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Rosália Torres, é sempre uma conquista quando se consegue ter um espaço dentro da Faculdade. “Ainda que envolvidos com questões de telemedicina e telessaúde, conteúdos trabalhados a distância, que ficam na nuvem, um espaço físico tem uma simbologia muito grande. Ele significa que o Avas21 existe, não se dissipará do nada, dá importância a este projeto”, argumenta.

Também será inaugurado o Estúdio do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes). Localizado no 6º andar da Unidade, o estúdio será utilizado para a gravação de webaulas, webconferências e webseminários pela comunidade acadêmica. O espaço conta com fundo infinito, isolamento acústico e possibilidade de iluminações diversas.

Atualmente, o Cetes já faz este tipo de gravação, mas de forma amadora, no auditório do Centro.  De acordo com o coordenador técnico de informática do Cetes, Kaiser Bergmann, o estúdio vem atender uma demanda reprimida da Faculdade. “Este espaço vai melhorar o que é feito hoje em dia, mas com uma captação melhor de som, melhor iluminação e espaço apropriado”, avalia.

    Contador de visitas: 145 visualizações

    Veja também: